Um paciente com Alzheimer avançado ainda tem momentos de lucidez?

  • +A
  • -A

Como o mal de Alzheimer é uma doença progressiva, quanto mais tempo passa, mais os pacientes precisarão da ajuda de familiares e dos cuidadores. Nos estágios mais avançados do problema, o idoso apresenta um comprometimento cognitivo grave e, consequentemente, perde funcionalidade, precisando de supervisão constante nas atividades do dia a dia.

Momentos de lucidez no Alzheimer devem ser aproveitados pela família


Além disso, o estado de lucidez do paciente se torna cada vez mais incomum, dando lugar ao pensamento confuso e desorganizado. “Nesta fase, momentos de lucidez são possíveis. Porém, é necessário enfatizar que essa não é uma característica que possa ser prevista ou generalizada para todos os pacientes”, afirma o geriatra Ricardo Komatsu.

De acordo com o especialista, os eventuais momentos de lucidez do paciente com Alzheimer avançado devem ser desfrutados ao máximo. É importante que os entes queridos interajam com o idoso e até mesmo iniciem atividades que ainda despertam seu interesse, como assistir à televisão ou jogar xadrez e jogo da velha.

Cuidador deve evitar estressar e confundir o paciente com Alzheimer avançado


Quando o paciente não está o lúcido, o mais importante é
não aumentar ainda mais seus níveis de confusão e estresse. “Por exemplo, discordar veementemente do paciente apenas irá irritá-lo. Se ele afirma que está esperando a mãe, falecida há muitos anos, em vez de insistir em afirmar que ela morreu e perturbá-lo com uma informação que certamente não será retida, o ideal é apenas distraí-lo, oferecendo um chá ou propondo uma atividade que ele aprecie”, recomenda o profissional.

Esse tipo de estratégia ajuda a prevenir conflitos e a evitar que o paciente fique mais confuso. Confrontá-lo provocará desgaste pessoal tanto para o paciente quanto para o cuidador, que precisa estar com a saúde física e mental em dia para conseguir ajudar o idoso com Alzheimer em seus últimos meses ou anos de vida.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Um paciente com Alzheimer avançado ainda tem momentos de lucidez?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.