A doença de Alzheimer é uma doença que não tem cura e vai se agravando conforme o tempo. Apesar disso, há um tratamento que deverá ser seguido corretamente, pois poderá postergar a evolução da doença e proporcionar uma melhor qualidade de vida tanto para a pessoa com Alzheimer quanto para sua família.
Quais são as causas?
A real causa do Alzheimer ainda não foi descoberta, mas existem alguns fatores de risco, como: idade (geralmente a partir dos 65 anos)1, gênero feminino (após 80 anos), síndrome de Down, história familiar positiva, gene de suscetibilidade, colesterol alto, hipertensão na meia idade, hiper-homocisteinemia (aumento excessivo do aminoácido homocisteína), diabetes, tabagismo, inatividade física e cognitiva e traumatismo craniano. Alguns deles podem ser modificáveis, o que mostra a importância da realização do acompanhamento da saúde, de se alimentar bem e de praticar atividade física.
Sintomas
Os sintomas costumam ser mais tardios em pessoas ativas cognitivamente, podendo ocorrer falta de memória para acontecimentos recentes; repetição da mesma pergunta várias vezes; dificuldade para encontrar caminhos conhecidos e para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais, entre outros.
Diagnóstico
O diagnóstico do Alzheimer pode ser facilmente confundido com o de outras doenças ou com o processo de envelhecimento normal. Normalmente o médico faz uma avaliação dos sintomas e da história da pessoa, podendo pedir exames de sangue e imagem e testes psicológicos para verificação das habilidades intelectuais.
Tratamento
Como dito anteriormente, infelizmente não há cura para o Alzheimer, sendo objetivo do tratamento o de retardar a evolução da doença e preservar pelo máximo de tempo possível as funções intelectuais da pessoa. Existem medicamentos que auxiliam nesse processo, no entanto, o ideal é que juntamente com eles seja realizada uma abordagem multidisciplinar da pessoa, com o auxílio de enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.
REFERÊNCIAS
1- Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz. Sobre Alzheimer [Internet]. [acesso em 12/06/2017]. Disponível em http://abraz.org.br/sobre-alzheimer/o-que-e-alzheimer
2- Freitas EV, Py L. Tratado de geriatria e gerontologia. 3ª edição. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan; 2011.
3- Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. Dicas em saúde. Doença de Alzheimer [Internet].
2011 fev [acesso em 13/06/2017]. Disponível em
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/226_alzheimer.html