Como inserir uma base fortalecedora na sua rotina de cuidados com as unhas?

  • +A
  • -A

Ter unhas fracas e quebradiças é algo comum e pode ser resultado de um problema de saúde ou de alterações hormonais. Para algumas pessoas, conviver com unhas moles é extremamente desconfortável, principalmente para a autoestima e o bem-estar, e uma das soluções encontradas é usar uma base fortalecedora. Conversamos com a dermatologista Cristiane Simões, que recomendou como a base fortalecedora de unha deve ser inserida na rotina de cuidados e citou outros hábitos que ajudam a deixar as unhas mais firmes. 

Base fortalecedora deve ser aplicada em unhas limpas e sem esmalte

Para Dra. Cristiane, apesar de cada base ter uma formulação diferente, os mecanismos de ação e seus efeitos são bem semelhantes: “São diferentes possibilidades de combinações de substâncias químicas que têm por intuito o endurecimento, a melhora da descamação e/ou a prevenção da formação de fissuras ungueais. Enquanto há formulações que contêm vitaminas, aminoácidos, fibras naturais e acrilatos, há outras que têm sais minerais, emolientes, hidratantes e até formol em sua composição”.

A dermatologista dá a dica de como aplicar o produto: “O mais indicado é usar esta base fortalecedora diretamente sobre as unhas limpas e sem esmaltação prévia, dando seguimento aos cuidados com a aplicação do esmalte para decoração. Em casos de unhas muito enfraquecidas, pode ser indicado suspender temporariamente a esmaltação e repetir 3 vezes por semana a aplicação da base fortalecedora para unhas, a fim de um melhor resultado final”. 

Hidratação e alimentação saudável também fortalecem as unhas

Mesmo fazendo uso da melhor base fortalecedora de unhas, é importante também rever o estilo de vida e os hábitos do dia a dia para melhorar a saúde ungueal, como ressalta Dra. Cristiane: “Não escaparemos da tradicional orientação sobre alimentação saudável e balanceada tão recorrente quanto importante nas recomendações de saúde. Mas, não só isso, cuidados específicos com as mãos e unhas também são fundamentais para o fortalecimento ungueal”. 

Na hora de embelezar as unhas em casa ou no salão, também é bom se atentar a alguns detalhes bem importantes. “Boa hidratação das mãos e unhas, uso de luvas no manejo de produtos químicos (ainda que de uso caseiro), evitar o uso de acetona e dar preferência ao removedor de esmalte são alguns cuidados que podem nos trazer excelentes resultados”, finaliza a dermatologista. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cristiane Simões

Dra. Cristiane Simões

Dermatologia

CRM: 52-811254 / RJ

TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como inserir uma base fortalecedora na sua rotina de cuidados com as unhas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.