AchèAchè
    search
    Título

    Existem produtos para o cuidado das unhas (esmaltes, acetonas) com substâncias que não põem em risco a saúde ungueal?

    Uncategorized

    Por

    A síndrome das unhas frágeis e a fragilidade ungueal de modo geral são fruto da influência de diversos fatores. O uso de produtos químicos nas unhas, como esmaltes e acetonas, por exemplo, é um deles. Por mais que seja recomendado evitar os fatores de risco para prevenir e tratar o problema, isso não significa que os pacientes nunca mais poderão fazer as unhas. Existem produtos com substâncias menos agressivas.   

    Esmaltes hipoalergênicos surgem como opção


    “O recomendado é que se opte por esmaltes hipoalergênicos, conhecidos como
    5 free, por não conterem as substâncias que mais causam alergias (como o tolueno e o formaldeído, além de alguns conservantes e petrolato)”, orienta a dermatologista Gabriella Albuquerque. Esse tipo específico de esmalte ainda contém substâncias que podem causar alergia, mas os riscos são significativamente menores.  

    Segundo a especialista, mesmo usando este tipo especial de esmalte, algumas pessoas podem desenvolver alergias com o passar do tempo. Sendo assim, é necessário sempre consultar um dermatologista de sua confiança para que ele avalie as especificidades do quadro e indique o produto que tende a funcionar melhor com você.

    Mais cuidados para combater a fragilização das unhas


    Além de buscar por opções de esmaltes hipoalergênicos, é importante adotar outros cuidados que fazem parte do tratamento contra unhas frágeis. Uma boa nutrição via alimentação e suplementos ajuda bastante a fortalecer as unhas e também o cabelo.
    A biotina ganha destaque nesse sentido, tendo em vista que estimula a formação de queratina. 

    “O uso de óleos ricos em ácido linoleico, como o de melaleuca, também pode atenuar o ressecamento ungueal”, afirma a médica. Outra ação importante é manter as unhas sempre curtas. Unhas compridas são mais suscetíveis a se tornarem frágeis, pois tendem a acumular mais impurezas e estão mais propensas a sofrer traumas.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes