Existe alguma diferença entre o tratamento do herpes labial e o genital?

  • +A
  • -A

Tanto o herpes labial quanto o genital se manifestam na forma de feridas, as quais podem provocar, além do desconforto estético, dor, sensação de queimação e coceira. A principal diferença entre ambos é o local de acometimento e as formas de contágio. Portanto, o tratamento indicado é o mesmo para esses dois tipos de herpes. 

Tratamento contra o herpes

O tratamento do herpes requer uso de antivirais e higiene local adequada para diminuir o risco de infecções secundárias. Isso vale tanto no caso do herpes cutâneo, quanto no do genital”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Também é interessante evitar fatores externos que pioram os sintomas, como estresse e exposição solar sem proteção.

Em relação ao tratamento medicamentoso, é importante destacar os remédios feitos à base de lisina, já que estes apresentam melhor resposta no controle dos sintomas do quadro. Estudos vêm mostrando que este aminoácido possui potencial para reduzir as infecções de repetição causadas pelo herpes simples. 

Quando o tratamento é realmente necessário


É interessante ressaltar que nem toda pessoa contaminada pelo vírus do herpes precisará, necessariamente, aderir ao tratamento. Isso porque um percentual significativo de indivíduos infectados simplesmente não apresenta as lesões e nenhum outro sintoma associado ao herpes. Nesses casos, o vírus simplesmente se mantém em estado latente.

Por outro lado, um paciente infectado que alterna entre crises e momentos sem sintomas deve buscar se manter sob tratamento de forma constante, devido à inconstância. Caso não faça um tratamento regular e/ou apenas recorra aos remédios em tempos de crise, a tendência é que este paciente sofra com os sintomas de forma recorrente.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriela Itimura

Dra. Gabriela Itimura

Dermatologia

CRM: 30730 / PR

TAGS
herpes
herpes-genital
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Existe alguma diferença entre o tratamento do herpes labial e o genital?"

Fernanda

casal que tem herpes ? qual a melhor maneira ? em um manifesta outro não

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Fernanda. Se a herpes for genital, o casal deve ser cuidadoso e sempre utilizar preservativo na hora da relação sexual. É muito importante também procurar ajuda médica, para que seja indicado um tratamento adequado. Indicamos o link abaixo para leitura, pois tem mais informações sobre o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/especiais/hora-h/qual-e-o-impacto-causado-pelas-crises-de-herpes . Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.