Como funciona o tratamento da caspa?


  • +A
  • -A

A caspa (dermatite seborreica) é um problema crônico que exige tratamento adequado contínuo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tratamento a ser adotado depende do diagnóstico feito pelo médico dermatologista, com base na localização das lesões e no relato do paciente. 

Cuidados para lidar com a caspa


“O tratamento contra caspa com melhor resultado se baseia na combinação de diferentes medidas: uso de shampoos e loções e mudança no estilo de vida, priorizando boa alimentação, prática de atividade física regular e formas de
reduzir estresse e ansiedade”, informa a dermatologista Vanessa Kodani. 

A especialista indica também cuidados locais, como lavagens mais frequentes, e evitar a utilização de bonés e chapéus como formas de controlar a caspa no couro cabeludo. A oleosidade é outro fator relevante para a manifestação da caspa e, por isso, também deve ser combatida (com produtos específicos, hidratação adequada, etc.). 

Shampoos anticaspa


É importante que os shampoos utilizados sejam específicos e adequados para cada caso e, portanto, devidamente indicados por um médico dermatologista. Os produtos que, além de controlar a caspa, promovem alívio da coceira e descamação e previnem contra o ressecamento dos fios, sem acabar com a hidratação natural dos mesmos, são os mais interessantes.  

“Os medicamentos voltados para o tratamento contra a caspa atuam na formação de crostas, nos fungos associados e na inflamação local. Nesse sentido, podemos citar os shampoos com ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos, além de corticóides tópicos”, conclui a dermatologista.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
cabelos
pele
problemas-de-pele
queda-de-cabelo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como funciona o tratamento da caspa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.