A calvície pode ser influenciada pelo clima?

  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a calvície é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. Sendo assim, este será o fator mais relevante a atuar de forma direta para que um indivíduo manifeste a doença. Porém, outros fatores podem atuar de forma indireta. É o caso do clima.

Controle de caspa pode ajudar a evitar calvície


“A calvície não sofre influência do clima. O que sofre influência do clima é a caspa”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque. No entanto, a caspa, quando não tratada, pode facilitar o processo de queda dos fios. Com relação ao clima, a caspa costuma aparecer mais tanto em períodos do ano mais frios, quanto no dias mais secos.

Portanto, controlar a caspa pode ser uma forma de ajudar a prevenir a queda de cabelo precoce. Para isso, é importante seguir devidamente alguns cuidados diários. “A mudança no hábito de lavar a cabeça é essencial para vencer a caspa: lave todos os dias, de preferência pela manhã; e use shampoo anticaspa de uma a três vezes por semana, de acordo com a necessidade”, orienta a médica.

Iniciar o tratamento cedo é fundamental para controlar a calvície


Quando a queda de cabelo de fato é resultado da genética e existe o diagnóstico de calvície (alopecia androgenética), é importante iniciar o quanto antes o tratamento com uso de medicamentos, pois apenas estes serão capazes de
conter o processo de queda dos fios de maneira eficiente. Isso não significa que cuidados como o controle da caspa devem ser abandonados, mas o tratamento medicamentoso neste caso é o principal.

É fundamental iniciar o tratamento assim que a queda dos fios for notada, pois quando há um quadro de calvície avançado o remédio não consegue agir com eficácia. No início, ainda dá tempo do processo de queda dos fios ser revertido e até mesmo de estimular o crescimento capilar nas áreas que já foram mais afetadas pela doença até então.    

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A calvície pode ser influenciada pelo clima?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.