A calvície é um problema que, na maioria das vezes, tem a genética como causa. Ela não é capaz de provocar nenhuma doença diretamente, mas pode acabar afetando a autoestima das pessoas. No entanto, muitos homens não sabem que existe um tratamento eficaz ou buscam ajuda apenas quando a condição já está totalmente instalada. Será que existe uma solução para esses casos?
Tratamento deve ser feito ainda no desenvolvimento da calvície
Segundo a dermatologista Juliana Fonte, não há muito o que fazer quando o homem já perdeu todos ou quase todos os fios de cabelo. “Não é possível reverter a calvície em um paciente que já esteja totalmente calvo”, afirma a especialista.
O melhor momento para procurar auxílio médico e, assim, tratar a calvície é logo que o paciente perceber que o volume dos cabelos está diminuindo. Esses sinais são vistos principalmente nas entradas. Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor será o resultado.
Medicamentos tópicos são indicados para tratamento da calvície
O tratamento da calvície pode ser feito com o uso de medicações tópicas e/ou orais, que têm como objetivo retardar a queda capilar, estimulando o crescimento e o aumento da espessura dos fios. Há ainda outras opções, que poderão ser avaliadas com um dermatologista, como a microinfusão de medicamentos na pele, técnica chamada de MMP, o microagulhamento e o transplante capilar.
Há diversos fatores que determinam o sucesso do tratamento e um dos principais é a adesão às medidas propostas, já que o tratamento é feito no longo prazo e uma resposta satisfatória somente começa a surgir a partir do quarto mês de uso do medicamento.
“Tratar outras desordens do couro cabeludo que possam acentuar a queda dos cabelos, ter uma alimentação balanceada e controlar o peso em pacientes obesos para evitar oscilações hormonais que podem piorar a calvície” são outros fatores destacados pela médica.