A calvície é um problema que afeta muitas pessoas, especialmente os homens, e que provoca, além da queda de cabelo em si, uma diminuição na autoestima do paciente, já que a perda dos fios compromete a estética. O tratamento da calvície, portanto, também tem um propósito importante de recuperar a confiança destas pessoas.
Paciente com calvície tem boas chances de recuperação da autoestima com tratamento
“A calvície, com certeza, afeta a autoestima do paciente, tanto no caso de mulheres quanto de homens. Por isso, quando acontece a melhora por meio do tratamento, é muito gratificante ver como a recuperação muda a confiança e o bem estar do paciente”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura.
Por mais que não exista cura para a calvície (um dos principais fatores para a manifestação da doença é a herança genética e não há como combater isso), os tratamentos disponíveis hoje são capazes de controlar o processo gradativo de queda dos fios e também estimular o crescimento capilar em áreas já afetadas. Ou seja, há esperança de melhora e aumento da auto estima!
Tratamento da calvície
“Atualmente, há tecnologias, como o software de dermatoscopia digital, que permitem ao dermatologista fazer o diagnóstico, documentar e acompanhar a progressão das doenças capilares, por uma análise ampliada e mais precisa. Vale lembrar que cada tipo de calvície demanda um tratamento específico”, aponta Dra. Gabriela.
O tratamento se pauta bastante no uso de medicamentos, principalmente aqueles compostos pela substância minoxidil. Aplicados diretamente no couro cabeludo, este ativo ajuda a reverter o processo de queda dos fios, aumentando o volume capilar nos locais afetados. O consumo de determinados nutrientes (biotina, ferro, cobre e zinco, por exemplo), por meio da alimentação ou suplementos, também tende a ajudar no tratamento.
Foto: Shutterstock