Quais são os principais tipos de manchas na pele?

  • +A
  • -A

Diversos fatores podem levar ao surgimento de manchas na pele. Os principais tipos de manchas, segundo o dermatologista Bruno Vargas, são melasma, melanose solar, vitiligo e hiperpigmentação pós-inflamatória, que engloba aquelas causadas pela acne e as manchas nas axilas.

 

Depilação pode provocar manchas nas axilas

 

Uma das principais causas de manchas nas axilas é a depilação. “Se houver algum processo inflamatório local, é possível que ocorra um quadro chamado de hipercromia pós-inflamatória, que leva ao aumento da produção de melanina e, consequentemente, causa manchas escuras na pele, que tendem a ser transitórias”, afirma o profissional.

Essa inflamação local exagerada pode ser causada por um mau uso da tecnologia de depilação ou por erros na técnica de aplicação das substâncias depilatórias. “Existem tratamentos que visam melhorar a pigmentação, tais como cremes clareadores, hidratação local e lasers. Cada caso deve ser avaliado individualmente”, explica o especialista.

 

Luz solar pode causar manchas na pele

 

Já a melanose solar é caracterizada por manchas escuras desencadeadas pela exposição ao sol, que aumenta a produção de melanina. O problema é tratado com cremes clareadores, peeling químico ou luz pulsada intensa. As manchas causadas pelas espinhas têm tratamento parecido, recorrendo ao laser, ao peeling químico ou físico e aos cremes clareadores.

Outro tipo de mancha, que ainda não tem cura, é o melasma. A condição pode ser causada por vários fatores, como radiação solar, gravidez, doenças e alterações hormonais. De acordo com o Dr. Bruno Vargas, o tratamento, que tem como objetivo controlar o melasma e melhorar as manchas, pode ser feito com laser, em casos selecionados, ácido tranexâmico e outras abordagens orais que potencializam o resultado.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bruno Vargas Aniceto

Dr. Bruno Vargas Aniceto

Dermatologia

CRM: 38959 / MG

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os principais tipos de manchas na pele?"

Leuda

Olá, tenho manchas escuras nas pernas, estou fazendo tratamento com clareador porém, não estou vendo resultado demora muito para aparecer resultado esperado ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Leuda. É importante verificar qual o prazo estimado para que os efeitos sejam visíveis com o especialista que acompanha seu tratamento, pois o resultado pode variar conforme o tratamento escolhido, produto utilizado ou tipo de mancha. Torcemos pelo sucesso em seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.