Varizes: De quanto em quanto tempo você deve descansar as pernas para reduzir os riscos?

  • +A
  • -A

Manter os membros inferiores para baixo e parados, tanto sentado quanto em pé, é prejudicial para quem sofre de varizes e insuficiência venosa crônica. O ideal é que esses pacientes mantenham as pernas descansando em um posição elevada, pois isso facilita o fluxo sanguíneo, ajudando no controle dos sintomas da doença.

“Não existe nenhuma regra ou orientação formal quanto ao tempo de repouso. Apesar disso, sabe-se que quanto maior este período, maior o benefício, especialmente nos pacientes com doenças mais avançadas. Entretanto, o ideal sempre é tratar as varizes e utilizar o repouso como uma medida auxiliar e temporária”, informa o angiologista Rodrigo Fukushima.

 

Descansar as pernas mantendo-as abaixadas estimula os sintomas de varizes

 

O médico explica que, em situação normal, o sangue retorna ao coração pelas veias, sem conseguir retornar para aos membros inferiores (em pé ou sentado). Nos pacientes com varizes, o retorno do sangue ao coração é prejudicado justamente porque ele constantemente volta aos membros inferiores, processo chamado de refluxo ou insuficiência valvular.

“Este processo é intensificado quando o paciente se apresenta sentado ou em pé com as pernas paradas e relaxadas. Desta forma, nos pacientes que apresentam varizes, repousar as pernas levemente elevadas auxilia no controle dos sintomas, na desaceleração da progressão da doença e na redução de suas complicações”, afirma Fukushima.

 

Tratamento completo de varizes reduz bastante risco de complicações

 

Mesmo assim, seguir essa orientação não impede que o paciente com varizes tenham risco de complicações. Este risco reduz significativamente conforme o paciente realiza o tratamento adequado completo, seguindo as orientações tanto de repouso com os membros inferiores elevados, quanto de uso de meias de compressão graduada, prática regular de atividades físicas e uso de medicamentos específicos.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

22 comentários para "Varizes: De quanto em quanto tempo você deve descansar as pernas para reduzir os riscos?"

Emília ferreira Bachal

Nesse Ito mais em conta esse temedio

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Emília, para produtos participantes basta realizar o cadastro em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Antonio de Oliveira.

Bom Dia Emilia. Três Vezes ao Dia de no minimo de 30 Minutos é o Recomendável, cada Vez. Por que sei disso = Desde 1997 tive Trombose Venosa Profunda e os Médicos e Enfermeiras tem me ensinado sobre isso e também fazer Exercícios com as Pernas 3 Vezes Também e Uma Caminhada por Dia de Uma Hora. Como faço isso = Sou Aposentado devido essa Deficiência, tenho Diabete e Feridas, devido a isso Elas estão praticamente fechadas e não sinto dores. Felicidades!

sonia rosenberg marques

Já operei minhas pernas vária vezes, inclusive tirando a safena e perifericas.Tenho muitas varizes de calibre grosso e várias nos pés.O ultimo angiologista que fui, diz: não adianta tomar remédios, nem passar.A única coisa que resolve são as meias de media compressão. Sou sozinha e não consigo calça-las. Assim sendo não tenho opção. Ou tenho? Minha idade é 85 anos e mor sozinha. Não tenho feridas Graças a Deus.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sonia, você pode pedir o auxílio de algum vizinho ou ir até uma unidade básica de saúde próxima de sua residência para que eles te ajudem. Abraços.

Emerson Luiz Rondoni Corrêa

Tem 1 mês que fiz cirurgia de varizes. Retirei as duas safenas.Meu médico não me prescreveu que eu usasse meia para circulação.esta correto.Tenho 39 anos. E gostaria do melhor tratamento possível.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Emerson, recomendamos que você siga todas as orientações passadas pelo médico que te acompanha. Abraços.

Maria

Estou muito preocupada com essas veias q a tempos me causam desconforto. Sou professora, e no meu trabalho pasdo muito tempo em pé. Tenho medo de fazer a cirurgia.

Marcos

Olha, gostaria de uma orientação por favor, tô fazendo tratamento com meias e diosmin, mas tem uma coisa que me encomoda muito,é uma mancha escura q apareceu em volta da minha canela. Tem algum remédio especifico pra q essas Manchas possa sumir de uma vez por todas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcos, marque uma consulta com o médico que te acompanha para que ele possa avaliar a mancha e te oriente de forma adequada. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/conheca-alguns-dos-sintomas-mais-graves-das-varizes
Abraços.

Flaviana

Tenho vasinhos por toda a perna fiz umas aplicações mas parece que está aumentando trabalho de pé de 8 há 12 horas muitas vez.

Bianca

Olá! Tenho insuficiência venal crônica e vou começar a tomar a pílula anticoncepcional agora. Estou com medo de por causa dela a dor nas minhas pernas aumentar muito, de ficar inchada e aumentar as minhas chances de ter varizes. O que posso fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bianca, inicie o tratamento e caso observe qualquer sintoma entre em contato com o seu médico. Abraços.

Luzia Araújo miranda

Bom dia,amei esse assunto sobre varizes, posso ficar sentada com as pernas elevada em uma outra cadeira? Por favor me respondam!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luiza, o angiologista Dr. Jayme Ramos explica que ficar sempre em uma mesma posição pode, sim, piorar as varizes. A gravidade é um fator que pode levar a um acúmulo de sangue em maior quantidade nas pernas. Se o paciente já tiver uma insuficiência venosa associada, isso vai ser ainda pior. Então, situações que fazem com que a pessoa fique muito tempo na mesma posição, em pé ou sentada, são fatores de riscos para varizes. Até a próxima.

Maria

Dr.tive erisipela , meu ficou totalmente destruído pq no hospital fizeram os procedimentos errados.uso meia de compressão mas não vejo resultado. E tenho dificuldades p andar.nao sei o q fazer!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, orientamos a conversar com seu médico, pois ele já sabe o resultados dos seus exames e pode alterar o tratamento se necessário. Se precisar de ajuda com alguma dúvida entre em contato conosco. Desejamos melhoras e sucesso em seu tratamento.

IZILDA

Bom dia ! Fiz cirurgia na perna a 4 meses uso meias e fiz o repouso como a médica mandou mas fiquei com manchas rouxas que esta demorando muito pra sumir ! E normal ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Izilda, as cirurgias de varizes são normalmente simples, sem grandes taxas de complicações. Segundo o angiologista Dr. Jayme Ramos como todo processo cirúrgico por mais simples que seja pode acarretar alguns riscos, os mais comuns são: dormência no local onde as varizes estavam, sangramentos, infecções, problemas de cicatrização com os pontos, flebite, trombose, manchas na pele e inchaços residuais. Alguns desses sintomas podem às vezes permanecer, porém a maioria desaparece com o tempo. De qualquer modo é de suma importância que você converse com seu médico e informe sobre as machas para que seja identificado a causa e o tratamento mais adequado. Até breve.

Therezinha

Tenho q comprar meias 3/4 20-30. Tem diversas marcas, mas as Kendall são mais em conta. Qual comprar?

Naldo

Hoje começou uma queimação nas pernas sendo que é fraquinho… sem dor nenhuma.O que deve ser?Só a temperatura um pouco do normal

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Naldo. É complicado diagnosticar somente com esse sintoma. A princípio, o ideal é consultar-se com um especialista, para que o mesmo avalie, esclareça suas dúvidas e indique a melhor conduta, de acordo com seu caso. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.