Insuficiência venosa crônica tem relação com varizes? Saiba mais!

  • +A
  • -A

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Venosa (SBACV), pelo menos 20% dos homens e das mulheres irão apresentar algum grau de insuficiência venosa crônica (IVC) durante suas vidas. Trata-se de uma doença crônica e evolutiva, que tem as veias tortuosas e dilatadas, conhecidas como varizes, como um de seus principais sinais.

Surgimento de varizes é indício de insuficiência venosa crônica


“As varizes são as
manifestações clínicas no corpo do portador da insuficiência venosa crônica”, informa a angiologista Nivea Lins. O problema é diagnosticado após uma análise do histórico de sintomas vivenciados pelo paciente, que incluem o inchaço, ressecamento da pele, dor nas pernas, queimação e, em casos mais avançados, feridas, além do surgimento das varizes

A médica explica ainda que o exame, assim como todo o processo de acompanhamento médico, deve ser feito por um especialista na área (um angiologista ou um cirurgião vascular), para avaliar as causas da doença. “A principal causa da IVC é a predisposição genética. Outras causas também relacionadas são alterações anatômicas congênitas, obesidade, hipertensão porta e trombose venosa profunda”, esclarece a especialista.

Genética, obesidade e sedentarismo são os principais fatores de risco


Entre os fatores de risco mais comuns para o aparecimento da doença, citados pela SBACV estão a obesidade, o sedentarismo e a tendência familiar. Há uma correlação genética em cerca de 70% dos casos de insuficiência venosa crônica. Além disso, o sobrepeso e
a falta de uma prática regular de atividades físicas favorecem a sobrecarga do sistema venoso, tornando a circulação das pernas disfuncional.

Atividades aeróbicas como caminhada, corrida, ciclismo, natação e hidroginástica são formas de estimular a musculatura e a circulação sanguínea, prevenindo as varizes. Manter a musculatura dos membros inferiores fortalecida, especialmente da panturrilha, também previne e ajuda a aliviar os sintomas da IVC, já que a região tonificada pode colaborar para uma compensação das alterações no bombeamento de sangue.


Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):
https://sbacvsp.com.br/insuficiencia-venosa-cronica-varizes-dos-membros-inferiores/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Nivea Lins

Dra. Nivea Lins

Cirurgia Vascular

CRM: 52-93017-2 / RJ

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Insuficiência venosa crônica tem relação com varizes? Saiba mais!"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.