O que é insuficiência venosa crônica? Quais são as causas?


  • +A
  • -A

A insuficiência venosa crônica, representada pela sigla IVC, é o conjunto de alterações crônicas que se desenvolvem no sistema venoso periférico e que afetam a pele e o tecido subcutâneo, principalmente nos membros inferiores. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, estudos internacionais apontam que 80% da população está sujeita a apresentar a doença em graus leves.

 

Obstrução das veias pode causar insuficiência venosa crônica

 


Pacientes com a insuficiência venosa crônica podem sentir dor, sensação de peso ou cansaço em membros inferiores, câimbras e até coceira. “Os sinais mais comuns variam com o grau de gravidade da doença, podendo ir desde pequenas veias, chamadas de telangiectasias, até edemas ou mesmo hiperpigmentação e ulceração de pele”, cita o angiologista Marcos Arêas.

Estas alterações surgem por causa de refluxos ou obstruções no sistema venoso, mas a origem exata do problema ainda é estudada pela Medicina. Alguns fatores de risco, no entanto, são conhecidos: “As causas mais comuns são a trombose venosa profunda e as varizes de membros inferiores, porém causas mais raras, como má formação congênita, também podem causar a doença”, explica o angiologista Carlos Peixoto.

 

Sedentarismo e obesidade são fatores de risco para insuficiência venosa crônica

 


A falta de exercícios físicos que estimulem a circulação nas pernas também facilita o surgimento da insuficiência venosa crônica. Sabe-se ainda que pessoas com histórico familiar apresentam mais chances de ter a doença. Além disso, pessoas obesas, que trabalham em pé, que usam salto alto por muito tempo e mulheres com múltiplas gestações devem ficar atentas diante de qualquer sinal do problema.

De acordo com Arêas e Peixoto, o tratamento da doença consiste em eliminar a obstrução ou o refluxo que estão provocando os sinais e os sintomas da doença. O tratamento clássico é a remoção cirúrgica, mas técnicas mais recentes e menos invasivas têm ganhado espaço por sua eficácia, segurança e conforto no período pós-operatório. Entre elas estão endolaser, radiofrequência e terapia com espuma. O tratamento também pode incluir medicamentos, que ajudam a mitigar os sintomas da IVC, como dores nas pernas, sensação de queimação e inchaço.

 

Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-30863-5

Dr. Marcos Arêas é angiologista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua no Hospital Universitário Pedro Ernesto. CRM-RJ: 52-61033-2

 

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

43 comentários para "O que é insuficiência venosa crônica? Quais são as causas?"

Já fiz 2 cirurgias de varizes, em uma delas retirei a safena esquerda. Em maio de 2017 fiz uma dermoescleroterapia, porem minha perna está horrível, muito inchada, uma dermatite se instalou, sinto muito prurido. Haveria algum tratamento?

Já fiz 2 cirurgias de varizes, em uma delas retirei a safena esquerda. Em maio de 2017 fiz uma dermoescleroterapia, porem minha perna está horrível, muito inchada, uma dermatite se instalou, sinto muito prurido. Haveria algum tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rita. É normal que sua perna fique inchada por algum tempo, mas existem tratamentos para amenizar essas sequelas. Consulte seu médico para que ele indique o melhor tratamento para ti. Abraços

Viviane Cabral

Eu tenho sentido muitas dores e queimação nas panturrilhas e nos pés,é uma sensação horrível,gostaria de me livrar disso.

ODILON ABREU DE OLIVEIRA

Faço tratamento com angiologista a uns seis anos, e uso continuo de meias elasticas e DIOSMIN Sache SDU uma vez dia e o sintoma maior é inchaço e mais na perna direita e pernas ficam cançadas cujodiagnostico foi de safenas doentias. Qual e o perigo de vida e de aparecer de uma trombose.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Odilon, os pacientes cadastrados no medicamento Diosmin possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Diosmin. Abraços.

Celeste

Boa tarde Dr.Minha panturrilha direita está extremamente edemaciada,logo na perna onde ocorreram dois rapsódias de TVP há alguns anos atrás.Fiz o Dopler,com receio q fosse um novo elsodio de TVP,mas no laudo está constatando refluxo.Sera esse o motivo desse edema crônico? ( meu Edema é de 3cm) Aguardando resposta agradeço antecipadamente!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Celeste, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Tacy Cruz

sou portadora da doença venosa vascular cronica em MM2 quero saber qual é o melhor tratamento

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tacy, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o tratamento adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Michele

Estou com emoroida meu marido compro pra mim este remédio indicado pelo farmacêutico ele realmente pode me ajudar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Michele, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Melhoras.

Michel

Fui ao meu médico,e ele disse pra mim ficar de repouso e com os pés para o alto. Isso adianta alguma coisa?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Michel, permanecer nessa posição facilita o fluxo sanguíneo, por isso o médico recomendou. É importante seguir as recomendações médicas. Abraços.

Letícia

Tenho um cisto (endometrioma) no ovário direito, de 6cm. Há cerca de um ano tenho sentido a perna direita pesada, inchada, dormente e com hematomas. Já fiz USG com doppler das duas pernas e não foi identificado sinal de trombo, está tudo normal. É possível que o cisto esteja comprimindo os vasos na região pélvica e dificultando a circulação da minha perna?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Letícia, se o USG não acusou problema na circulação, dificilmente será esse o problema. Mas você pode realizar uma consulta com sua ginecologista, para que ela possa avaliá-la e indicar a conduta adequada. Abraços.

Regina

Tenho muito cansaço e dor nas pernas sinto elas pesadas,fui no angiologista e passou daflon,será se melhora? ainda não tomei.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Regina, inicie o tratamento estipulado pelo médico, caso não observe melhora nos sintomas retorne em consulta com ele para uma reavaliação. Melhoras.

Cláudia

Olá tenho sempre pé e tornozelo inchados e manchas de dermatite ocre oque eu faço? dermatite ocre tem cura?

Adriana

Fui diagnosticada com Insuficiencia Venosa Aguda. O tratamento e cirurgico.tenho tambem trombofilia

Eliane valles

Minha perna esquerda fica muito em Chada a baixo do joelho a dói muito. Tenho acemssacaõ de peço , cansaço.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliane, marque uma consulta com o especialista para que ele avalie os seus sintomas e te auxilie de forma adequada. Melhoras.

Jean

Esse remédio Tb serve para hemorroidas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jean, pacientes que possuem este tipo de problema devem consultar o médico para que ele o avalie e prescreva o tratamento. Abraços.

PAULO

TIVE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA EM 1993, E JA SE REPETIU UMA 5 VEZES. AS DORES INTENSAS, SENSAÇÕES DE PESO E CANSAÇO MUITO RUIM. AS VEZES QUANDO SE ANDA A PERNA FICA INCHADA E ABRE ULCERAS NA PELE ESTICADA…..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo, neste caso é importante fazer um acompanhamento periódico com o médico especialista para que ele possa te orientar. Abraços.

Mara

Fui diagnosticada com uma TVP em: 15/01/18 desde então faço tratamento com Xarelto 20/15mg, venalot loção, cimelide (não mais), e as meias.Bem antes da TVP sentia somente na madrugada, uma cãibra na panturrilha que era de emudecer.E agora depois do quadro, venho a sentir a mesma cãibra, porém mais leve e mais rápida (por segundos).Meu médico diz “que não tem nada a vêr com a tromboe”, isso procede?Sou sedentária, e depois da TVP, tenho medo de forçar as pernas, rs.Muitíssimo obrigada, até mais…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mara, câimbras noturnas nos membros inferiores é um dos sintomas de varizes. Caso o sintoma permaneça retorne em consulta para que o médico possa fazer uma reavaliação. Abraços.

Simone José de moura

Bom dia! Sou técnica em enfermagem, estou sentindo muitas câimbras. Esse problema pode ser devido as varizes que tenho nos membros inferiores?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/queimacao-nas-pernas-varizes
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Ruth Leide de Freitas Queiroz

Olá, eu tive erizipela 4x e na terceira com flebite,agora minha perna nunca desincha e ta cada dia pior,fui em dois médicos daqui da minha cidade e disseram que não tem solução, será que tratamento com espuma melhora? Ou outro tratamento que pelo menos melhore a minha qualidade de vida,tenho 42 anos e já não to conseguindo trabalhar,sinto muita fadiga e um desânimo terrível.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ruth, é complicado indicar um tratamento baseando-se apenas nessas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Geovane micheletto

Boa noite Sofro de insuficiência venosa crônica minhas pernas incham de mais e sinto dores, tenho direito a afastamento por invalidez????

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Geovane, você pode verificar com o médico do trabalho ou com um perito do INSS se o seu quadro pode ser indicativo para aposentadoria. Abraços.

Sandra Maria Silva pires

Sou gordinha e meus pés incham muitoooooo

Emanuel da Cruz Lima

Vivo em Mocambique sou Diabético medicado e fui diagnosticado uma gangrena recentemente. Receitaram me Pentoxifilina de 400mg para ajudar na circulação do sangue. Será que o remédio vai ajudar a cicatrizar a ferida? Peço ajuda pois no meu país existem poucos especialistas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Emanuel, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Pentoxifilina pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Denize

Olá, estou com edemas nas pernas, na canela, quase chegando aos pés, está vermelho e dolorido, sinto coceira leve e tenho inchaço nos pés apenas do lado interno dos membros. A dor melhora quando ergo as pernas e piora quando fico de pé parada e a pele no local está muito ressecada. Poderia ser um caso de IVC? Qual especialista devo procurar? É urgente?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Denize, marque uma avaliação com o angiologista. Abraços.

Gil

Boa tarde estou com uma veia dilatada na perna esquerda da panturrilha até a coxa e tenho uma veia dilatada dentro da bolsa escrotal e possível ser ligação entre as duas veias ou são caso diferente.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gil, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

kel

olájá retirei muitas varizes há dez anos atrás, estou com 36 anos e sinto muitas dores nas pernas, meu tornozelo esquerdo tem acumulado liquido e fica bem inchado e dores nos punhos e dedão do pé e mãos. Além desses sintomas estou com uma forte dor atrás do meu joelho direito, que parece ficar inchado quando essa dor ataca. Tenho dores que aparentam ser no rim direito, dores nos ovários, como fortes agulhadas nesses pontos. Gostaria de saber se esses sintomas estão relacionados a problemas vasculares; irei buscar ajuda médica pois as dores estão cada vez mais fortes.obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Kel, orientamos conversar com o ortopedista, após exame presencial poderá ser realizado o diagnóstico e se preciso o tratamento mais indicado. Desejamos melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.