AchèAchè
    search
    Título

    Por que algumas pessoas têm sono mais pesado do que outras?

    Uncategorized

    Por

    Boas noites de sono são fundamentais para o descanso do corpo, para a memorização e aprendizado e também para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. Muitas pessoas se queixam de ter sono leve e são acordadas pelos mais diversos sons, já outras dizem que nem o mais alto ruído é capaz de acordá-las. Por que a intensidade do sono aparentemente varia tanto de pessoa para pessoa?

    O ciclo do sono

    De acordo com Camilla Pinna, psiquiatra e especialista em Medicina do Sono, ela está relacionada ao ciclo do sono: “O sono é dividido em quatro estágios: 1, 2, 3 e REM, progressivamente mais profundos, que se alternam ao longo da noite”, explica.

    O estágio 1 é o mais leve e funciona como transição. O corpo começa a se relaxar e o indivíduo pode ser facilmente acordado. Já no estágio 2, o relaxamento é maior, chegando ao estágio 3 e ao REM, que conta com um nível mais alto de relaxamento muscular e uma dificuldade maior para que a pessoa desperte.

    De acordo com Camilla, a distribuição dos estágios de sono apresenta certa variabilidade entre os indivíduos, tanto por questões relacionadas a hábitos, quanto por predisposição genética ou condições de saúde. “Pessoas com insônia podem passar mais tempo no estágio 1 e, muitas vezes, identificam seu próprio sono como leve demais, além de pouco reparador”, explica a psiquiatra.

    Fatores que interferem no sono

    Pessoas com sono leve, caso despertem muitas vezes durante a noite, podem ter a qualidade do sono prejudicada, apresentando sintomas como cansaço e sonolência durante o dia, mau humor e desatenção. Certos hábitos e problemas de saúde, como dores, apneia do sono, ambientes com barulho e luminosidade interferem no sono, causando despertares e atrapalhando o aprofundamento do sono.

    Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes