Qual o papel do nonychosine, eugenol e pantenol na saúde das unhas?

  • +A
  • -A

Existem no mercado hoje produtos eficazes para manter a saúde das unhas, especificamente. Estes são capazes de estimular as unhas, tornando-as mais fortes e brilhosas e dando a elas maior poder de crescimento. Um bom exemplo disso são as bases incolores fortalecedoras. Dentre os ativos presentes nesse tipo de medicamento, destacam-se o nonychosine, eugenol e pantenol.   

Papel de nonychosine, eugenol e pantenol na saúde das unhas


“Cada um desses ativos tem
seu papel no cuidado das unhas. O nonychosine, por exemplo, age como repositor de elementos essenciais, como cálcio, cobre, zinco e ferro, ajuda na formação das unhas e atua nas reações químicas necessárias para seu fortalecimento. Já o eugenol tem um papel anti-séptico, tendo em vista que faz parte do óleo de cravo”, informa a dermatologista Vanessa Kodani. 

Ainda segundo a especialista, o pantenol, por sua vez, age, principalmente, na hidratação das unhas. Mais especificamente, a sinergia entre pantenol e eugenol promove melhora no fortalecimento, resistência, hidratação e restauração das unhas. Oriundo da nanotecnologia, o nonychosine também é descrito como um complexo de átomos que atua de forma seletiva, proporcionando uma recuperação homogênea das unhas. 

Cuidados para combater a fragilidade nas unhas


“Geralmente de aplicação tópica, todos esses ativos devem ser utilizados em conjunto com outras medidas mais gerais para a
saúde das unhas e do corpo, porém bastante importantes. Alguns exemplos: boa alimentação, controle de ansiedade, ingestão adequada de água e cuidados locais (como luvas) para manipulação de produtos químicos agressivos”, acrescenta a médica.

Vale também adotar outros cuidados que visam combater certos fatores de risco para a fragilidade das unhas, como: manter as unhas sempre bem cortadas, não roer as unhas; e evitar o contato direto com produtos de limpeza, esmaltes e removedores de esmaltes, já que estes costumam danificar a estrutura ungueal devido às suas substâncias químicas fortes.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Qual o papel do nonychosine, eugenol e pantenol na saúde das unhas?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.