Pacientes com síndrome das unhas frágeis necessitam aderir ao tratamento adequado para controlar os sintomas do quadro. Quando o tratamento correto é adotado, é possível fazer com que a unha tenha mais facilidade para voltar a crescer em um ritmo normal, saudável. Além disso, ela ganha vitalidade, brilho e resistência.
“Há tratamentos que apenas fortalecem externamente as unhas, formando uma camada protetora. Porém, isso não resolve o problema, apenas disfarça. É o caso de alguns esmaltes fortalecedores. Por outro lado, existem outros tratamentos que ajudam mais no crescimento das unhas, como o uso de vitaminas”, informa a dermatologista Vanessa Kodani.
Formas de tratamento da síndrome das unhas frágeis
Segundo a especialista, as vitaminas aumentam o aporte para a unha, melhorando sua composição e, consequentemente, sua característica. A principal vitamina no tratamento das unhas frágeis é a biotina (também conhecida como vitamina B7). Estudos sugerem que a biotina estimula a formação da queratina, proteína fundamental na composição de pele e cabelo.
Outra forma de tratar o problema, ainda de acordo com Kodani, é atuar diretamente na causa específica da síndrome. Este seria a principal medida de tratamento. A doença pode ser desencadeada, por exemplo, por um eventual trauma na unha, ou pelo contato com produtos como detergente e esmalte, pelo acúmulo de impurezas em unhas grandes e mal cuidadas, dentre outros.
Duração do tratamento
No geral, o tratamento com medicamento começa a mostrar sinais melhora após 30 dias, mas a duração exata será definida pelo médico dermatologista, de acordo com análise das especificidades de cada caso. Quando os sintomas desaparecerem por completo e as unhas estiverem fortes, brilhantes e crescendo em velocidade normal, considera-se que o problema foi solucionado.
Foto: Shutterstock