Mantendo a pele jovem: quais são os cuidados indicados antes de dormir?


  • +A
  • -A

O envelhecimento da pele é um processo natural que pode ser acelerado por fatores relacionados a hábitos ruins de vida, segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Portanto, é importante ter em sua rotina alguns cuidados com a pele – inclusive à noite, antes de dormir – que ajudarão a prolongar ao máximo a aparência de pele jovem.

 

Cuidados noturnos e diurnos com a pele


“Antes de dormir, é muito importante, por exemplo,
remover muito bem a maquiagem e fazer boa limpeza da região do rosto. Isso também ajuda a eliminar as partículas de poluição, que, da mesma forma, causam pigmentação e envelhecimento da pele. O uso de cremes hidratantes e antioxidantes neste e em outros momentos do dia também é essencial para manter a pele saudável”, informa a dermatologista Alexandra Bononi.

Segundo a especialista, os cuidados não se limitam apenas ao período noturno: pela manhã também é importante investir na limpeza adequada e aplicação de creme com proteção solar para diminuir a ação nociva de envelhecimento da pele que a radiação solar provoca. “Se acordar com inchaço, compressas geladas ajudam a minimizar o aparecimento das bolsas”, afirma a médica. O uso de produtos com ginkgo biloba na composição também é recomendado, já que o extrato dessa planta, milenar na medicina oriental, ajuda a melhorar a circulação local e reduzir o inchaço.

 

Outros cuidados para manter a pele jovem e saudável


Além do tratamento com produtos tópicos, voltados para a melhora da elasticidade da pele e preenchimento de rugas, também podem ser recomendados procedimentos realizados no consultório dermatológico. “Estes ajudarão a prevenir e tratar o envelhecimento precoce da pele, diminuindo a flacidez e auxiliando a ter menos bolsas no futuro”, explica a dermatologista.

Em paralelo com esses cuidados diários com a pele, é importante também manter os cuidados gerais com a saúde no intuito de evitar os fatores que aceleram o processo de envelhecimento da pele. “Ter uma alimentação correta, evitar álcool e tabagismo e aliar isso aos cuidados locais da pele é algo muito importante”, finaliza a médica.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Mantendo a pele jovem: quais são os cuidados indicados antes de dormir?"

Silvia Andrade

Tenho 41anos tenho melasma controlado.Alem do melasma graças a Deus não tenho olheiras acho que não percebo sinais de expressão ainda não rsrs.Mas quais procedimentos de consultório posso fazer pra retardar o envelhecimento da pele.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvia. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Para a indicação do tratamento mais adequado é necessário uma consulta presencial com o dermatologista. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.