Hidratar a pele oleosa pode causar o surgimento de acne?

  • +A
  • -A

A pele pode ser classificada em quatro tipos: normal, seca, mista e oleosa. Este último tipo, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem uma aparência mais brilhante e espessa e tem uma tendência maior a ter cravos e espinhas. Algumas pessoas acreditam que hidratar a pele oleosa pode favorecer o surgimento de acne e, por isso, deixam de tomar esse importante cuidado. Será que isso é verdade? Descubra!

Hidratar a pele oleosa corretamente evita espinhas


“Um dos maiores mitos diz que hidratar a pele oleosa pode ocasionar acne. Ao contrário, o uso de hidratantes apropriados para pele oleosa regula a oleosidade e diminui o surgimento de espinhas”, explica a dermatologista Thuany Santos. 

A médica esclarece que, assim como os demais tipos de pele, a pele oleosa também precisa ser hidratada. No entanto, é necessário usar produtos específicos. Caso contrário, o problema pode se agravar. “Pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada. A pele oleosa tem mais sebo e não água. Existem hidratantes específicos para quem tem este tipo de pele”, destaca a especialista.

Em geral, para a pele oleosa, são recomendados produtos hidratantes livres de óleo e feitos à base de água, que não aumentam a oleosidade. Também é importante evitar o uso excessivo de produtos que possam retirar a camada de proteção da pele, como ácidos e sabonetes. Dessa forma, evita-se o efeito rebote, mecanismo que estimula a pele a produzir ainda mais sebo para compensar as perdas. 

Por que é importante hidratar a pele?


A hidratação é um dos cuidados mais importantes para manter a pele saudável. De acordo com a SBD, uma pele bem hidratada mantém intacta sua camada de proteção cutânea, responsável por
prevenir uma série de problemas, como ressecamento, descamação, envelhecimento precoce e irritações, e até combater a ação de micro-organismos que causam infecções. Vale lembrar que é fundamental buscar a orientação de um dermatologista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

 

subcat_pele
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thuany Santos

Dra. Thuany Santos

Dermatologia

CRM: 17979 / DF

TAGS
acne
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hidratar a pele oleosa pode causar o surgimento de acne?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.