search
    Título

    Quais hábitos devem ser evitados por quem tem a pele sensível?

    Uncategorized

    Por

    A pele sensível é um tipo de pele que inspira uma série de cuidados por causa de suas características, que desencadeiam reações que prejudicam sua saúde. Isso acontece, por exemplo, a partir do contato com determinadas substâncias, como fragrâncias e medicamentos, segundo a dermatologista Bruna Fanton Gallo. Alguns hábitos na rotina também podem provocar efeitos negativos e devem ser evitados. 

    Banhos quentes podem agredir a pele


    Um dos hábitos mais nocivos é tomar sol sem qualquer proteção. Os raios solares podem queimar e
    manchar qualquer tipo de pele, mas seus efeitos podem ser ainda mais graves na pele sensível. Por isso, é fundamental somente pegar sol antes das 10 horas e depois das 16h, utilizar um filtro solar específico e com fator de proteção (FPS) 30, pelo menos, e reaplicá-lo ao suar e ao ter contato com água. 
    Tomar banho com a água muito quente também é um hábito que deve ser evitado. A temperatura muito alta da água faz com que parte da barreira de proteção da pele seja removida, facilitando seu ressecamento. Pelo mesmo motivo, lavar a pele diversas vezes ao dia é outro fator prejudicial. Faça a limpeza apenas de manhã e antes de dormir. 
    Coçar a pele e usar sabonetes que não respeitam o pH natural do órgão também são atitudes que devem ser evitadas. Além disso, é preciso procurar métodos menos agressivos para se depilar, como é o caso da depilação a laser. 

    Pele sensível pode apresentar vermelhidão e acne


    Não seguir essas recomendações pode desencadear diversos tipos de agressões na pele sensível. “Isso pode se manifestar, por exemplo, por meio de uma maior propensão à acne, rosácea, alergia ou sensação de pinicação, com ou sem vermelhidão”, afirma a médica. Segundo a especialista, o ponto em comum entre esses problemas é a inflamação. 

    “Como uma variedade muito grande de substâncias e hábitos pode irritar a pele sensível, é importante identificá-los e interrompê-los”, explica Dra. Bruna. No caso de produtos que afetam a pele sensível, é importante pedir ajuda para um dermatologista para substituí-los por outros específicos para esse tipo de pele, que não agridem e não geram inflamação. 

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes