Chá para baixar pressão alta realmente funciona? Cardiologista esclarece!

  • +A
  • -A

Tomar um chá para baixar pressão alta é um costume muito comum entre nossas avós: há quem diga que algumas ervas têm o potencial de reduzir a pressão arterial alta e trazer maior conforto. Mas, será que eles realmente funcionam? A cardiologista Lorena Borges conversou conosco sobre o hábito de consumir chá para baixar a pressão e esclareceu se as ervas de fato podem ser aliadas no controle da hipertensão. Confira!

Chá para baixar pressão alta pode ser útil, mas não substitui tratamento

Dra. Lorena destaca a relevância do consumo de chá para baixar pressão no controle da hipertensão arterial, graças às suas propriedades calmantes. “Além da redução da ansiedade e estresse, acredita-se que os chás tenham efeito direto nos vasos sanguíneos, promovendo seu relaxamento e, consequentemente, o controle da pressão. O uso regular e moderado de chás, principalmente chá verde e chá preto, confere também proteção contra doenças cardiovasculares, devido ao seu efeito antioxidante”, comenta a cardiologista. 

Entretanto, a especialista destaca que, apesar das vantagens que tomar um bom chá pode oferecer, não dá para descuidar das prescrições médicas: “Apesar dos benefícios do chá para baixar pressão, seu uso não substitui os demais tratamentos da hipertensão, incluindo os medicamentos, quando necessários. O tratamento de cada paciente deve ser individualizado, de acordo com seus fatores de risco e necessidades atuais”.

Para além do chá: hábitos fazem a diferença na vida dos hipertensos

As receitas de chás passadas por nossas avós podem ser muito úteis no controle da pressão arterial, mas a médica ressalta que o melhor remédio para a hipertensão arterial é a prevenção, por meio de mudanças no estilo de vida. Uma revisão de hábitos, adotando uma vida mais saudável, faz toda a diferença para manter a saúde do coração – e de todo o corpo e mente – em dia. 

Dra. Lorena dá dicas importantes para manter o controle da hipertensão arterial: “Manter uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos e baixo teor de gordura; ingerir no máximo uma colher de sopa de sal na alimentação diária; evitar alimentos industrializados/condimentados (eles contêm grande quantidade de sódio); manter o peso ideal; realizar atividade aeróbica em torno de 150 minutos por semana e reduzir o consumo de álcool”. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Lorena Borges

Dra. Lorena Borges

Cardiologia

CRM: 41960 / PR

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Chá para baixar pressão alta realmente funciona? Cardiologista esclarece!"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.