Por que a vitamina E é um importante antioxidante para o corpo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a vitamina E é um importante antioxidante para o corpo?

A vitamina E tem papel importante na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais causados pelas espécies reativas do oxigênio, conhecidas popularmente como radicais livres. Segundo o nutricionista João Henrique Rodrigues, a vitamina E atua protegendo a membrana celular e doando um hidrogênio para o radical, transformando-o em uma substância não prejudicial ao corpo.

Vitamina E ajuda a combater radicais livres


“Os radicais livres são átomos ou moléculas liberados por meio de processos metabólicos, contendo elétrons não pareados em sua órbita externa. São altamente instáveis e reativos e têm a capacidade de reagir com um grande número de compostos que estejam próximos”, afirma o profissional. São encontrados naturalmente no corpo, mas alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo aumentam sua presença.

De acordo com Dr. Rodrigues, a deficiência de vitamina E não é algo comum, sendo observada apenas em indivíduos que apresentam dificuldade de absorção atribuída a determinadas doenças ou com anormalidades hereditárias que influenciam na manutenção dos níveis sanguíneos. No entanto, acredita-se que sua falta é responsável pelo aumento da produção de espécies reativas de oxigênio e é associada a lesões e necroses celulares.

Falta de vitamina E pode gerar fraqueza muscular e anemia


“A deficiência de vitamina E geralmente afeta os sistemas neuromuscular, vascular e reprodutor. Apresentam disfunções neurológicas, podendo desenvolver a perda de reflexos profundos de tendões, prejuízo da sensação vibratória e noção de posição, alterações no equilíbrio e coordenação, fraqueza muscular e distúrbios visuais”, afirma o nutricionista. Há ainda o risco de anemia.

O nutriente é adquirido por meio da alimentação. “As principais fontes de vitamina E são os óleos vegetais, germe de trigo, sementes oleaginosas, vegetais folhosos verde-escuros e alimentos de origem animal, principalmente gema de ovo e fígado”, cita João Henrique. Mas, quem não consome a quantidade necessária do nutriente pode recorrer à suplementação prescrita e acompanhada por um especialista.

Dr. João Henrique Rodrigues é nutricionista formado pelo Centro Universitário UNA e atua na Clínica Bruno Vargas em Belo Horizonte (MG). CRN-MG: 15095

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a vitamina E é um importante antioxidante para o corpo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.