Por que a voz pode ficar rouca quando estamos com a garganta inflamada?


  • +A
  • -A

É comum que a inflamação na garganta resulte em uma alteração na voz, fazendo com que ela fique rouca. Porém, nem sempre uma inflamação na garganta deixa a voz desse jeito. Isso acontece quando a inflamação acomete as cordas vocais, estruturas que se localizam na laringe e são responsáveis pela emissão de som.  

“A inflamação pode acometer porções mais inferiores da garganta e com isso acaba ‘inchando’ as pregas vocais. Quando estas ficam dessa forma, resultam na alteração da nossa voz”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi. Apesar da inflamação das cordas vocais ter várias causas, ela normalmente ocorre em função do desgaste.

Causas da inflamação na garganta


Como na garganta existem algumas estruturas que podem ser individualmente inflamadas, a rouquidão na voz não se manifesta em todos os casos de dor de garganta. “
Podemos ter inflamações em locais específicos, como amígdalas, faringe posterior e laringe, todos órgãos separados e independentes”, explica Pozzi.

Normalmente a inflamação das cordas vocais acontece mais em pessoas que dependem da voz para o trabalho e que, portanto, a utilizam demasiadamente no dia a dia. Cantores, professores e palestrantes são alguns exemplos. Ela pode, no entanto, ocorrer em função de outros fatores que não o desgaste, tais como laringite, refluxo gastroesofágico e excesso de álcool e cigarro.

Tratamento da garganta inflamada


A inflamação na garganta pode ser viral
, bacteriana ou traumática e o tratamento adequado se baseia em cada uma dessas causas. A normalização da voz rouca depende desses tratamentos específicos. “O tratamento caseiro ideal para garganta inflamada seria repouso, ingestão de muita água e sintomáticos habituais. Além disso, apenas uma avaliação médica pode instituir um outro tratamento”, completa o otorrinolaringologista.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke

Otorrinolaringologia

CRM: 31455 / RS

TAGS
dor-de-garganta
gripe

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a voz pode ficar rouca quando estamos com a garganta inflamada?"

Valdeleia

Minha voz sempre fica rouca quando eu gripo

Dulcineia

Eu e meu marido fomos procurar um tio em Belfor Roxo. Respiramos mt poeira lá pelas ruas. Eu sempre c um lenço no nariz. Ele nao. Ficamos doentes. Eu, tosse e coceira na garganta. Logo enrolei Vik Vaporub na garganta, usei Propolis e fiquei tomando cha de Guaco. Fiquei boa rápido. Como ele estava juntando os parentes, nao se tratou na hr certa. Esta c febre, muita inflamação e tosse. Mas esta melhor usando td o q usei. Dói qd engole. A febre esta abaixando e a voz melhorando

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.