Açúcar ou adoçante? O que usar no café para ajudar a emagrecer?


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Muitas pessoas não abrem mão de uma ou mais xícaras de café por dia, seja pelo sabor, para dar disposição ou para as duas coisas. Para dar gosto à bebida, a escolha geralmente fica entre duas opções: açúcar e adoçante. Quer saber qual é a melhor opção? Pensando somente no valor calórico, a resposta é o adoçante.   

Adoçante é indicado para quem quer emagrecer


“Em termos apenas calóricos, o adoçante é a opção mais indicada
para quem deseja emagrecer. Porém, é importante ter em mente que os adoçantes não devem ser utilizados indiscriminadamente, como acontece com bastante frequência hoje em dia”, orienta a nutricionista Ana Paula Moura.

Segundo a especialista, os adoçantes recomendados para consumo atualmente são a base de stevia, xilitol ou eritritol, mas a prática clínica mostra que poucas pessoas têm esta informação e ainda utilizam adoçantes prejudiciais à saúde (o que acontece, especialmente, quando o produto é usado por longos períodos e em grande quantidade).

Açúcar pode ser melhor do que o adoçante para a saúde


Por outro lado, se não for levado apenas o valor calórico em consideração, mas também a importância em consumir um alimento menos nocivo à saúde, a resposta para a oposição entre açúcar e adoçante tende para o açúcar. “O açúcar de melhor qualidade, como o demerara, de coco
ou até o mascavo, são opções melhores para a saúde”, aponta a profissional.

Não usar nada para adoçar o café


Outra opção, além do açúcar e do adoçante, é não utilizar nada para adoçar. Existem estudos mostrando que o
sabor doce do adoçante pode levar a estímulos ao cérebro e desencadear a produção de uma cascata de hormônios prejudiciais no tratamento da perda de peso. “O uso destes métodos de adoçar só é indicado quando o indivíduo utiliza pouco café durante o dia (1 a 2 xícaras pequenas/dia)”, lembra Ana Paula.

A diminuição gradativa do uso do adoçante ou açúcar é uma ótima técnica para chegar ao “padrão ouro”, que é não adoçar. Adapta-se aos poucos as papilas gustativas com um novo sabor, que com o tempo passa a ser prazeroso. “Colocar canela no café (uma colher de chá rasa) pode ajudar na adaptação e não tem nada de prejudicial ao corpo”, recomenda.

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Contato via Site oficial, Doctoralia e Facebook

Foto: Shutterstock

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