AchèAchè
search
Título

Adoçantes artificiais em excesso podem causar diarreia?

Saúde Gastrointestinal

19 de outubro de 2023

Apesar dos adoçantes apresentarem vantagens em relação ao açúcar (sendo muitas vezes preferidos em função disso), principalmente no que diz respeito à redução calórica, o seu consumo ainda deve ser feito com atenção. Quando usados em excesso, eles podem causar transtornos como alteração na glicemia e diarreia.  
“O adoçante sorbitol é o mais comumente associado à diarreia crônica, mas isso ocorre apenas com o uso excessivo. Isso é mais observado em pessoas que usam chicletes adoçados com sorbitol em grandes quantidades, da ordem de dezenas de unidades ao dia. Mesmo assim, pessoas mais sensíveis podem apresentar sintomas leves com doses menores”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves Jorge.

Ação dos adoçantes na flora intestinal


Segundo o médico, frutose e outros açúcares também podem estar relacionados à diarreia em pessoas mais sensíveis, particularmente em portadores de deficiências de enzimas que “quebram” e absorvem açúcares no intestino. “No entanto, mesmo que não exista alguma deficiência específica, alguns adoçantes são utilizados em alimentos exatamente por não serem naturalmente absorvidos pelo organismo”.

Isso faz com que esses açúcares fiquem no intestino e sejam fermentados por bactérias, produzindo gases, tornando as fezes mais ácidas e, aos poucos, alterando a flora intestinal. “Ainda sabemos muito pouco sobre os efeitos da flora intestinal na nossa saúde, mas é possível que essa alteração na nossa flora ao longo dos anos possa causar problemas de saúde”.

Alimentos industrializados e diarreia


Stéfano fala também da relação dos alimentos industrializados com a diarreia. Para o médico, o consumo em si desses alimentos não provocaria mais diarreia do que os alimentos não industrializados, por exemplo. “Como geralmente os processos de higiene são mais rigorosos nos alimentos industrializados, é possível que estes causem menos diarreia. Contudo, os conservantes, corantes e aromatizantes desses produtos tendem a desencadear alergias alimentares, que podem causar diarreia”, conclui.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Festas de fim de ano: o que muda na rotina de quem tem intolerância à lactose?

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose precisam ter atenção redobrada no período das festas de fim de ano, marcado por mesas fartas, repletas de alimentos contendo leite e derivados. Isso porque, dependendo do nível de intolerância, uma simples “beliscada” na comida indevida pode resultar em sintomas bem incômodos e, consequentemente, uma experiência desagradável nas festividades. Suplemento […]

Artigos
Como funciona o processo de digestão da lactose?

A digestão é um processo complexo que começa já na mastigação dos alimentos e envolve vários órgãos. Em linhas gerais, o objetivo é quebrar os alimentos em componentes cada vez menores, facilitando a absorção pelo organismo que usa os nutrientes para se manter. Para algumas pessoas, no entanto, alguns alimentos podem se tornar um inconveniente […]

Artigos
Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?

Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o elemento fundamental […]

Converse com um dos nossos atendentes