AchèAchè
search
Título

Açúcar mascavo: por ser mais natural, ele é mais seguro para diabéticos?

Diabetes
Sintomas

Por Caroline Codonho

19 de outubro de 2023

Natural e saudável. Esta é a imagem que as pessoas têm do açúcar mascavo, retirado diretamente do caldo de cana concentrado. Ele não passa por processos químicos de branqueamento, o que lhe confere um tom dourado ou marrom-escuro. No entanto, por ser mais natural que as versões cristal ou refinado, ele é mais seguro para diabéticos ou não tem nada a ver?

O que há de diferente no açúcar mascavo?


A diferença principal do açúcar mascavo para o refinado é a ausência do processo de refinamento. Por isso, ele é mais saudável e nutritivo, mantendo a quantidade de ferro, cálcio, sais minerais e de vitaminas encontradas na cana de açúcar.

Em relação ao diabetes, as recomendações médicas são as mesmas para o açúcar mascavo, segundo a nutricionista Caroline Codonho:  “Ele não é indicado para diabéticos, assim como o açúcar refinado. A grande verdade é que apenas a técnica de processamento é diferente e ele não sofre o branqueamento”, explica.

Alerta vermelho


Ele pode ser consumido por pessoas com diabetes, desde que com precauções e em quantidades adequadas. Em termos de calorias e de gramas de carboidratos, ele é tão perigoso quanto os outros. “Para se ter uma ideia, em 100 gramas de açúcar refinado temos 99,5g de carboidrato, enquanto no mascavo a quantidade é de 94,5 gramas”, alerta a nutricionista.

Além disso, ele é absorvido pela corrente sanguínea na mesma velocidade e da mesma maneira que o refinado e o cristal, deixando as taxas de glicose quase no mesmo patamar que os outros tipos de açúcares.

Newsletter
Tags
alimentação
diabetes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quem tem diabetes pode comer bananas? Qual escolher?

O diabetes é uma doença metabólica que afeta a produção de insulina e causa o aumento da quantidade de açúcar no sangue, taxa que recebe o nome de índice glicêmico. O objetivo do tratamento do diabetes é o controle da glicose no sangue, por meio de cuidados com a alimentação, por exemplo, evitando alimentos com […]

Artigos
O que acontece com o corpo durante uma crise de hipoglicemia?

O diabetes é uma doença conhecida por manter a quantidade de glicose circulando pelo sangue em níveis acima da recomendação dos médicos. No entanto, existem momentos em que acontece uma queda expressiva nos níveis de açúcar, levando-os a patamares abaixo de 70mg/dl. Essas crises recebem o nome de hipoglicemia e são perigosas. Pouco açúcar no […]

Artigos
Por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede ou fome?

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela maior quantidade de glicose no sangue. O paciente diabético deve realizar tratamento para manter os níveis glicêmicos em patamares considerados seguros e evitar uma descompensação da doença. Quando fora de controle, o problema pode causar complicações em órgãos, como os rins e os olhos. Por que a […]

Converse com um dos nossos atendentes