Dormir bem: quantas horas de sono preciso ter de acordo com a idade?

  • +A
  • -A

Muitas pessoas acreditam que é preciso ter 8 horas de sono a cada dia para dormir bem. No entanto, segundo os estudos mais avançados sobre o assunto, essa quantidade não é uma regra para todos. A verdade é que cada indivíduo tem seu próprio tempo ideal. A quantidade necessária de horas de sono varia de acordo com a idade, com o cansaço físico e mental e até com a genética de cada um.

Idosos precisam dormir menos que adultos e adolescentes


Os adultos representam a faixa etária que mais deve permanecer fiel à regra das
oito horas de sono. “De maneira geral, boa parte da população adulta precisa de 7 a 9h diárias de sono. No entanto, se dormir durante 6 horas e acordar disposto no dia seguinte, significa que houve um sono reparador”, afirma Shigueo Yonekura,  neurologista e especialista em Medicina do Sono.

Para os idosos, cerca de 6 horas e meia costumam ser suficientes. Os adolescentes devem dormir entre 9 e 10 horas, enquanto as crianças podem precisar de 9 a 13 horas para repor suas energias. “Já os recém-nascidos podem ter longas horas de sono, entre 14 e 18 horas por dia, distribuídas homogeneamente durante as 24 horas”, acrescenta o profissional.

Respeitar a quantidade de horas de sono melhora a atenção e a memória


Respeitar o número de horas diárias de sono é importante em todas as faixas etárias para atingir todos os estágios do ciclo do sono, mas há um grupo que requer mais atenção: “O tempo adequado de horas dormidas é especialmente importante na infância e na adolescência. Dormir o suficiente resulta em uma melhor memória, atenção, comportamento e aprendizagem. Além disso, o GH, o hormônio do crescimento, é liberado durante o sono”, destaca o médico.

Quanto mais idade tem uma pessoa, menos horas de sono de recuperação serão necessárias. Porém, para Dr. Yonekura, a qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de horas dormidas. Depois de dormir bem, a pessoa acorda mais disposta, tem uma melhora no humor, na concentração e no rendimento no trabalho e na escola, além de tornar o sistema imunológico mais eficiente.

9

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Dormir bem: quantas horas de sono preciso ter de acordo com a idade?"

Silvia Maris Melo Cecilio

Olá,Tenho epilepsia. Sou cadastrada em 2 programas:Cuidados Pela Vida eVale Mais Saúde Tomo por dia:Tegretol CR 400, 3 compr/diaQuetro’s 200, 3 compr/dia, 1 de manhã, 2 a noiteUrbanil 20, 1 compr manhã e 1 a noite.Sinto muito sono de dia e durmo 12 horas a noite. Se eu dormir 9 hrs a noite fico com sono demais o dia todo, as vzs com visão dupla.Tenho 51 anos, é normal que eu durma desse tanto? Goitei muito da reportagem “Dormir Bem: quantas…” Esclarecedora, as pessoas falam que devemos dormir 8 hrs, vcs explicaram q cada caso é um caso.Obrigada,Silvia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvia ideal é que você esclareça essa dúvida com o médico que prescreveu o medicamento. Outra informação para você é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, o Saudável Saber. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações a respeito do seu tratamento. Abraços.

Renata

Olá, quantas horas de sono profundo uma pessoa precisa ter por noite? Qual a diferença entre sono leve e sono profundo? Os relógios que medem batimentos cardíacos agora tbem estão registrando as horas de sono e tenho curiosidade para saber o que é ideal. Obrigada, Renata

Lucimar

Eu tomo stylnox indultor do sono, fiquei precisando desse remedio assim que entrei na menopausa.E mesmo tomando eu cinverso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lucimar. Essa seria uma questão interessante para ser investigada, aconselhamos que busque o laboratório do medicamento para que eles realizem mais detalhadamente. Agradecemos o comentário. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.