Dormir bem: quantas horas de sono preciso ter de acordo com a idade?


  • +A
  • -A

Muitas pessoas acreditam que é preciso ter 8 horas de sono a cada dia para dormir bem. No entanto, segundo os estudos mais avançados sobre o assunto, essa quantidade não é uma regra para todos. A verdade é que cada indivíduo tem seu próprio tempo ideal. A quantidade necessária de horas de sono varia de acordo com a idade, com o cansaço físico e mental e até com a genética de cada um.

Idosos precisam dormir menos que adultos e adolescentes


Os adultos representam a faixa etária que mais deve permanecer fiel à regra das
oito horas de sono. “De maneira geral, boa parte da população adulta precisa de 7 a 9h diárias de sono. No entanto, se dormir durante 6 horas e acordar disposto no dia seguinte, significa que houve um sono reparador”, afirma Shigueo Yonekura,  neurologista e especialista em Medicina do Sono.

Para os idosos, cerca de 6 horas e meia costumam ser suficientes. Os adolescentes devem dormir entre 9 e 10 horas, enquanto as crianças podem precisar de 9 a 13 horas para repor suas energias. “Já os recém-nascidos podem ter longas horas de sono, entre 14 e 18 horas por dia, distribuídas homogeneamente durante as 24 horas”, acrescenta o profissional.

Respeitar a quantidade de horas de sono melhora a atenção e a memória


Respeitar o número de horas diárias de sono é importante em todas as faixas etárias para atingir todos os estágios do ciclo do sono, mas há um grupo que requer mais atenção: “O tempo adequado de horas dormidas é especialmente importante na infância e na adolescência. Dormir o suficiente resulta em uma melhor memória, atenção, comportamento e aprendizagem. Além disso, o GH, o hormônio do crescimento, é liberado durante o sono”, destaca o médico.

Quanto mais idade tem uma pessoa, menos horas de sono de recuperação serão necessárias. Porém, para Dr. Yonekura, a qualidade do sono é mais importante do que a quantidade de horas dormidas. Depois de dormir bem, a pessoa acorda mais disposta, tem uma melhora no humor, na concentração e no rendimento no trabalho e na escola, além de tornar o sistema imunológico mais eficiente.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Dormir bem: quantas horas de sono preciso ter de acordo com a idade?"

Silvia Maris Melo Cecilio

Olá,Tenho epilepsia. Sou cadastrada em 2 programas:Cuidados Pela Vida eVale Mais Saúde Tomo por dia:Tegretol CR 400, 3 compr/diaQuetro’s 200, 3 compr/dia, 1 de manhã, 2 a noiteUrbanil 20, 1 compr manhã e 1 a noite.Sinto muito sono de dia e durmo 12 horas a noite. Se eu dormir 9 hrs a noite fico com sono demais o dia todo, as vzs com visão dupla.Tenho 51 anos, é normal que eu durma desse tanto? Goitei muito da reportagem “Dormir Bem: quantas…” Esclarecedora, as pessoas falam que devemos dormir 8 hrs, vcs explicaram q cada caso é um caso.Obrigada,Silvia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvia ideal é que você esclareça essa dúvida com o médico que prescreveu o medicamento. Outra informação para você é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, o Saudável Saber. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações a respeito do seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.