search
    Título

    Como funciona um spray anti-inflamatório tópico?

    Uncategorized

    Por

    O processo inflamatório faz parte da recuperação do corpo depois de uma lesão. No entanto, em alguns pacientes, a inflamação acaba ganhando proporções exageradas e preocupantes. Diante do problema, em uma consulta, o médico pode indicar o uso de sprays anti-inflamatórios tópicos para combater a inflamação.

    Spray anti-inflamatório tópico ajuda a aliviar dores de ‘atletas de fim de semana’


    “O spray anti-inflamatório atua para auxiliar o tratamento de dores articulares e musculares”, afirma a reumatologista Fernanda Calil. Estes produtos ajudam a diminuir a dor, o inchaço, a vermelhidão e a sensação de calor, reduzindo o desconforto sentido pelo paciente, já que são aplicados diretamente no local afetado.

    “Os anti-inflamatórios tópicos são indicados principalmente para dores musculares, tendinite, pequenos traumas e inflamações localizadas”, explica a especialista. Podem ser utilizados também para ajudar a recuperar lesões nos atletas de fim de semana, sempre em moderação e com o acompanhamento de um profissional. Entretanto, não devem ser colocados em feridas abertas. É importante notar, no entanto, que a prática de atividades físicas esporádica e irregular não é recomendada, já que isso aumenta o risco de lesões.

    Anti-inflamatórios tópicos devem ser usados com cautela


    O uso dos sprays pode ser aliado a outras medidas simples para aliviar a dor causada pela inflamação. Um exemplo é a aplicação de
    compressas com água quente, que contribuem para o relaxamento do músculo. Manter-se em repouso e, em alguns casos, onde o inchaço local é grande, compressas geladas ou bolsas de gelo também podem ser usadas para ajudar.

    É fundamental destacar que, em caso de dor exacerbada e constante, é necessário procurar um médico especialista (ortopedista, fisiatra ou reumatologista), já que o sintoma pode indicar um problema mais grave. “É sempre importante se consultar com um profissional capacitado para avaliar a origem da dor e indicar outros tratamentos, como fisioterapia e medicações orais”, lembra Fernanda.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes