AchèAchè
search
Título

Alívio para as dores: Como agem os sprays anti-inflamatórios?

Cuidados e Bem-estar

Por Kyvia Ricther

19 de outubro de 2023

Dores musculares são bem comuns e podem surgir por diferentes motivos. Uma posição desconfortável durante o sono a um esforço prolongado na academia já podem fazer você amanhecer com aquela dor pontual. A primeira alternativa, muitas das vezes, é o spray anti-inflamatório que promete alívio imediato da dor. Afinal, como esses produtos atuam?

Como os os sprays anti-inflamatórios agem?

Os sprays anti-inflamatórios promovem um alívio na região lesionada, mas de acordo com a fisioterapeuta Kyvia Richter, isso acontece de uma maneira superficial, não tendo uma penetração relevante no músculo. O jato seco e forte causa uma sensação muito gelada e, de fato, oferece um conforto imediato no local, porém como não age de maneira profunda, na maioria das vezes não resolve o real problema, necessitando de outras manobras de tratamentos, como exemplifica a profissional. “Serão necessários tratamentos ortopédicos, fisioterápicos ou mesmo medicamentosos. O spray tem pouca duração no organismo e logo após sua absorção, a dor, inchaço, roxidão podem voltar até com mais força”.

É preciso cuidado e moderação no uso de sprays

Como todo medicamento, o spray também requer uma prescrição médica, sempre observando a bula e verificando os componentes da fórmula para que se descarte possíveis riscos de alergia a algum componente. Outro grande cuidado citado pela fisioterapeuta é que em muitos casos esses sprays são tão fortes e gelados que podem causar queimaduras na pele com o uso indiscriminado. “O uso excessivo pode causar uma irritação local.  Também é preciso cuidado para não aplicar o produto em feridas abertas e em muitos casos de entorses, contusões, traumatismos, luxações, distensões, entre outros traumas. O uso desse medicamento pode até aumentar o edema da região afetada”, alerta.

As alternativas de tratamento

Kyvia cita a crioterapia, ou seja, compressa de gelo, de 20 a 30 minutos, quatro vezes ao dia, como uma alternativa eficaz. “O gelo é um dos anti-inflamatórios mais potentes e ainda tem função analgésica, evitando que o edema e a roxidão aumentem, aliviando a dor e impedindo que a lesão aumente”.

Já em alguns casos, o spray não surte efeito desejado. “Uma lesão articular, uma lesão muscular, ou mesmo em uma fratura, esses sprays não terão eficácia porque sua penetração não alcançará a área afetada, atrapalhando seu melhor tratamento”. Por fim, a profissional diz que antes de fazer qualquer automedicação, o paciente deve procurar um profissional da área para que se tenha a garantia de sucesso no tratamento.

Newsletter
Tags
ação anti-inflamatória
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Mal de Parkinson: quais são as fases e os primeiros sinais de alerta da doença

O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central causado pela morte das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo humano. Embora essa doença seja muito falada, nem todo mundo sabe que ela é dividida em estágios e gera uma série de sinais de alerta que vão além dos característicos tremores nas […]

Artigos
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam […]

Artigos
Câncer de testículo: é possível prevenir a doença? Descubra!

O câncer de testículo é uma das neoplasias mais comuns em homens jovens, entre 15 e 35 anos, e seu sintoma mais comum é a formação de um nódulo – geralmente indolor – do tamanho de uma ervilha. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, entrevistamos o urologista Conrado Alvarenga, que […]

Converse com um dos nossos atendentes