search
Título

Uma inflamação não tratada pode se agravar?

Uncategorized

Por

Ao sofrer uma lesão ou desenvolver uma infecção causada por vírus ou bactérias, o organismo logo reage para reparar os problemas. Uma etapa desse processo é a inflamação, que causa vermelhidão e inchaço local: “Ocorre um aumento de fluxo sanguíneo com direcionamento das células do sistema imunológico a fim de conter os danos”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim.

Em alguns casos, a inflamação pode se tornar generalizada


Casos mais complexos de inflamação devem receber auxílio médico para iniciar o tratamento e impedir que o quadro de saúde se agrave. “Uma inflamação mais intensa, especialmente em indivíduos imunocomprometidos, pode levar a quadros inflamatórios generalizados com repercussões em múltiplos órgãos e sistemas”, explica a médica.

Em alguns pacientes, a inflamação pode se tornar um problema crônico, como é o caso da artrite e da psoríase. Por outro lado, em boa parte dos casos, principalmente nos quadros mais simples, o sistema imunológico costuma dar conta do recado e consegue resolver a inflamação com rapidez, recuperando as estruturas danificadas.

Como é feito o tratamento de uma inflamação?


O tratamento das reações inflamatórias visa proporcionar maior conforto ao paciente. “Existem medicamentos que interferem nesse processo de inflamação de modo a reduzir os danos teciduais e devem ser prontamente indicados por um médico. Esses medicamentos são conhecidos como anti-inflamatórios, que podem ser hormonais e não hormonais”, explica a profissional.

Os anti-inflamatórios não hormonais são os mais frequentemente usados, enquanto os hormonais ficam restritos a casos mais graves. Os medicamentos atuam no controle da liberação de substâncias responsáveis pelos sintomas da inflamação, como a febre e a dor.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes