search
Título

Vitamina E: pacientes com restrição de gorduras na dieta podem ter problemas em absorver o nutriente?

Suplementos

Por

A vitamina E se enquadra no grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas que se dissolvem em gordura. Portanto, se um paciente tem restrição de gorduras em sua dieta, a absorção do nutriente tende a ser prejudicada. Dependendo do nível da restrição, isso pode ser ou não um problema. Uma dieta sem brechas para o consumo de gordura torna a vida do indivíduo mais complicada.

“Sem gordura, nosso corpo não consegue absorver as vitaminas A, D, E e K, as vitaminas lipossolúveis. O ideal é procurar a orientação de um nutricionista para adequar a dieta do indivíduo às necessidades e tentar inserir algum tipo de gordura para que haja a devida absorção da vitamina E”, aponta a nutricionista Daniella Chein.

Benefícios da vitamina E e das demais lipossolúveis


Manter um consumo mínimo de gorduras é essencial para que seja possível desfrutar dos benefícios dessas vitaminas, que são importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. A vitamina E traz uma série de ações positivas e pode auxiliar no 
combate ao envelhecimento celular e na manutenção da jovialidade da pele.
As vitaminas lipossolúveis possuem a vantagem de se acumularem no organismo como uma reserva, diferente das hidrossolúveis (dissolvidas em água), que são rapidamente excretadas pela urina. Em períodos em que o consumo e absorção dessas vitaminas solúveis em gordura está em baixa, a reserva acaba sendo importante.

Suplementação de vitamina E é interessante para quem tem dieta pobre em gordura


A vitamina E pode ser encontrada nas refeições em diversos alimentos, como castanhas, óleos vegetais, sementes, mamão, abacate, amendoim, couves e avelã. Caso não seja possível obter o nível ideal do nutriente dessa forma,
recomenda-se a suplementação. “Esta é uma boa opção quando as fontes alimentares já se esgotaram, ou se a pessoa não ingere nenhum tipo de alimento contendo lipídio”, conclui Daniella.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes