AchèAchè
search
Título

Qual a diferença entre uma vitamina lipossolúvel e uma vitamina hidrossolúvel?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Ana Paula Moura

19 de outubro de 2023

Todas as vitaminas são essenciais para o funcionamento adequado do organismo, mas essas substâncias se diferenciam em dois grandes grupos: As vitaminas hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água; e as lipossolúveis, solúveis em gorduras. Cada grupo só consegue ser absorvido pelo organismo na presença dessas substâncias, seja água, ou gordura.

“Para as lipossolúveis serem absorvidas é necessário a presença também da bile e do sulco pancreático, além de lipídios. São elas as vitaminas A, D, E e K. Já as hidrossolúveis são todas as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Estas são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. Podem ser armazenadas no organismo em quantidades limitadas e a sua excreção é feita pela urina (com exceção da vitamina B12, que é retida no fígado)”, explica a nutricionista Ana Paula Moura.

Onde encontrar essas vitaminas na alimentação?

Ambos os grupos de vitaminas podem ser encontrados em alimentos de origem tanto animal quanto vegetal, de formas variadas. “As lipossolúveis são fornecidas, em geral, por alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados. No entanto, existem exceções. A vitamina K também pode ser encontrada em abundância em vegetais folhosos (espinafre, brócolis, acelga); a vitamina E nas oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas; e a vitamina A nos carotenoides (cenoura, abóbora, manga, mamão)”.

Já as hidrossolúveis são encontradas, em sua maioria, nos alimentos de origem vegetal. “É importante ressaltar uma exceção: a vitamina B12 só pode ser encontrada nos alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leites”, pontua a nutricionista.

A vitamina C, por outro lado, é associada às frutas cítricas, mas não se limita a isso. “A vitamina C é encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas, mas também em outras frutas e legumes, em menor quantidade. Vale destacar que o calor faz com que a vitamina C seja desnaturada, perdendo suas propriedades”, completa.

Riscos da falta e excesso de vitaminas no organismo

Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas prejudicam reações metabólicas no organismo e, por isso, a ingestão destes nutrientes deve ser feita em moderação. Como as lipossolúveis são de mais difícil excreção, costumam trazer mais problemas relacionados à sobredose. A falta de vitaminas, por outro lado, é preocupante, pois leva a uma série de doenças que podem ser graves, dependendo do grau de deficiência. Por isso, é importante conversar com um nutricionista, que pode indicar uma dieta balanceada ou até mesmo a suplementação, caso necessário, de alguma vitamina.

“A deficiência de algumas vitaminas do complexo B pode levar à queda de cabelo, unhas fracas e rachadura nos lábios, por exemplo. A deficiência grave de vitamina A pode levar à cegueira noturna. A depressão pode ser causada por uma deficiência de vitamina B12, condição pouco explorada e investigada nos consultórios. A falta desta vitamina pode ainda levar à anemia, fraqueza muscular e formigamentos em pés e mãos”, conclui a nutricionista.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
alimentação
vitamina hidrossolúvel
vitamina lipossolúvel
vitaminas
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A falta de vitaminas é um fator de risco no desenvolvimento do mal de Alzheimer?

As descobertas feitas pela Medicina, nos últimos anos, têm indicado que a alimentação, especialmente a falta de vitaminas, é um fator que influencia no desenvolvimento do mal de Alzheimer. A doença atinge principalmente os idosos, provocando perda progressiva da memória e das capacidades de raciocinar, comunicar e até de se movimentar. Deficiência da vitamina B12 pode provocar sintomas do […]

Artigos
Intolerância à lactose: o leite deve ser totalmente retirado da alimentação?

De acordo com o Ministério da Saúde, a intolerância à lactose consiste na incapacidade de digerir a lactose, que é um açúcar presente no leite. Isso se deve à deficiência ou ausência de lactase, enzima intestinal que possibilita a decomposição do açúcar do leite em carboidratos mais simples e de absorção mais fácil. Por mais que […]

Artigos
Devo mudar minha alimentação ao descobrir que sou intolerante à lactose?

Pelo menos 30% da população brasileira é intolerante à lactose*, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Trata-se de uma condição em que o corpo não produz a enzima lactase ou até produz, mas em quantidades insuficientes. Essa enzima é responsável pela decomposição da lactose, açúcar encontrado no leite e em produtos derivados. Ao consumir alimentos com […]

Converse com um dos nossos atendentes