search
    Título

    Quais doenças podem levar à deficiência de vitamina E no organismo?

    Saúde Gastrointestinal

    Por

    A vitamina E é um nutriente pouco conhecido pelas pessoas, porém tem grande importância para a nossa saúde. É fundamental que a tenhamos sempre presente na nossa dieta para que não corramos o risco de sofrer com as consequências de sua deficiência, que é considerada rara pelos médicos.
    A importância da vitamina E e suas fontes
    Os benefícios da vitamina E são vários. Além de ser um potente antioxidante para o nosso corpo, a vitamina minimiza os efeitos do envelhecimento, deixa o sistema imunológico fortalecido, acelera a cicatrização de ferimentos e ainda colabora para fertilidade. “A vitamina E tem atividades antioxidantes dentro das células do corpo humano. Os processos químicos naturais de nosso organismo liberam os chamados radicais livres que podem causar lesões nos tecidos e aumentar o risco de problemas de saúde”, destaca o clínico geral Luís Fernando Correia.
    O nutriente é facilmente encontrado e obtido por meio de uma dieta saudável que possua fontes naturais, como sementes, nozes e óleos vegetais. Os vegetais verde escuros também são opções e a couve é um dos destaques para absorção.
    Deficiência, doenças e suplementação
    Como dito no início do texto, a deficiência de vitamina E é rara e seus sintomas podem aparecer em pessoas que não conseguem obtê-la pela dieta ou naquelas que possuem alguma doença específica. “A real deficiência de vitamina E, causada por uma doença, pode levar a problemas na transmissão dos impulsos nervosos, fraqueza muscular, problemas de retina e comprometimento da resposta imunológica. Isso pode ser fruto de uma doença real existente por trás dos sintomas”, ressalta Dr. Luis Fernando.
    Há algumas situações específicas em que a suplementação de vitamina E é válida. São os casos de bebês prematuros, que podem precisar da vitamina para prevenir complicações oculares (retina), e síndromes de má absorção de gorduras pelo aparelho digestivo, já que a vitamina E necessita de gordura para ser absorvida. “Estamos falando de doenças como Doença de Chron, fibrose cística ou casos de diarreia crônica. Ainda existe uma doença rara de origem genética, a abetalipoproteinemia, que causa dificuldade de absorção de gorduras na dieta e pode precisar de reposição de grande quantidade de vitamina E”, exemplifica o médico.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes