AchèAchè
search
Título

É necessária recomendação médica para consumir suplementos de vitamina E?

Cuidados e Bem-estar
Suplementos

19 de outubro de 2023

A vitamina E é um potente antioxidante para o nosso corpo e pode ser adquirida por meio da alimentação. Porém, em alguns casos, a suplementação pode ser eficaz, complementando o que a dieta não é capaz de prover.  Essa busca deve ser recomendada por um médico ou pode ser feita livremente? É isso que vamos saber agora.

Alimentação e suplementação


A vitamina E pode ser adquirida por meio da alimentação e da suplementação. O nutriente é obtido em alimentos de origem vegetal, assim como de procedência animal. Vegetais verde-escuros, sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, avelã e castanha do Pará), óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo e girassol), gema de ovo e fígado são algumas delas. Os suplementos sintéticos mais eficientes, por outro lado, trazem em sua composição o alfa-tocoferol, uma versão mais segura e concentrada do princípio ativo da vitamina E.

Devido à diversidade de fontes do nutriente, ele normalmente é obtido pela alimentação. “A vitamina pode, porém, ser benéfica em alguns casos de deficiência e deverá ser suplementada por profissionais, dentro de limites seguros”, afirma a nutricionista Suely Iglesias.

A suplementação também pode ser eficaz para as mulheres na redução dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e contra a displasia mamária. Para homens, a suplementação da vitamina E pode trazer benefícios na função espermática.

Alerta para o consumo responsável

O consumo da vitamina E em altas dosagens pode trazer riscos para o organismo, como desequilíbrios de vitamina K, fundamental para os processos de coagulação do sangue. Por isso, um profissional da área de saúde deve ser consultado, para que ele estabeleça as dosagens ideais para cada paciente.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Os radicais livres são sempre prejudiciais ao organismo?

Os radicais livres são substâncias produzidas naturalmente pelas células durante a queima do oxigênio utilizado para transformar os nutrientes absorvidos em energia, e esse processo não é problemático. No entanto, quando há excesso de radicais livres, o organismo começa a ser prejudicado. “Fatores externos ao organismo, como álcool, tabagismo e excesso de exercício, por exemplo, […]

Artigos
Quais doenças podem causar baixa absorção de vitamina E?

Assim como é o caso de diversos outros nutrientes, a absorção da vitamina E pode ser prejudicada por algumas doenças que se manifestam no organismo. É essencial, portanto, estar atento à ocorrência desses quadros para buscar tratá-los o quanto antes e, assim, evitar todas as suas complicações, incluindo os riscos associados à deficiência dessa vitamina. […]

Artigos
Vitamina E: pacientes com restrição de gorduras na dieta podem ter problemas em absorver o nutriente?

A vitamina E se enquadra no grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas que se dissolvem em gordura. Portanto, se um paciente tem restrição de gorduras em sua dieta, a absorção do nutriente tende a ser prejudicada. Dependendo do nível da restrição, isso pode ser ou não um problema. Uma dieta sem brechas para o […]

Converse com um dos nossos atendentes