search
    Título

    Fertilidade: entenda como a vitamina E é importante para a eficácia dos espermatozoides

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por

    Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que entre 50 e 80 milhões de pessoas no mundo são inférteis. Uma das causas para o problema é a baixa qualidade nutricional da alimentação. Nos homens, o zinco, o ômega 3 e as vitaminas C e E exercem diferentes e importantes papéis na formação e na atuação dos espermatozoides, as células reprodutoras masculinas.

    Diversas funções

    A vitamina E pode ser encontrada no amendoim, no brócolis, em nozes e no óleo de girassol. A carência deste nutriente no organismo pode levar à degeneração dos testículos e, consequentemente, na supressão da fertilidade.

    Ela atua ainda na proteção e na eficácia das células reprodutoras, como aponta o urologista Conrado Alvarenga: “A vitamina E pode proteger contra mutações nos espermatozoides e auxiliar na produção de hormônios importantes para a fertilidade masculina, além de ser um importante antioxidante.”

    Tenho problema de fertilidade. O que fazer?

    Homens com problemas de fertilidade devem buscar uma dieta rica também em zinco. Presente em ovos, abóboras, frutos do mar e cereais integrais, a substância colabora para uma melhora da produção e do número de espermatozoides. A vitamina C também traz resultados positivos nestes aspectos e ainda ajuda a proteger as células e atua a favor de sua mobilidade.

    O ômega 3, encontrado em peixes, na soja e no leite, também melhora a mobilidade dos espermatozoides e traz outros benefícios, como explica Alvarenga: “Nos Estados Unidos, estudos em ratos demonstraram reversão do estado de infertilidade com o uso prolongado de ômega 3.” Os outros tipos, o 6 e 9, não apresentaram melhora na fertilidade, segundo o urologista.

    Além da alimentação, Alvarenga afirma que uma maior qualidade de vida resulta em células reprodutoras mais eficazes. Não beber, não fumar, tomar sol, consumir menos cafeína e praticar atividades físicas são alguns dos hábitos que devem ser adotados.

    Dr. Conrado Alvarenga é urologista formado pela USP e atua em São Paulo. CRM-SP: 116006

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes