search
Título

Vacinação infantil e volta às aulas presenciais: esclareça dúvidas sobre o assunto + dicas de saúde

Cuidados e Bem-estar
Saúde Infantil

19 de outubro de 2023

Chegou a época de volta às aulas e muitas escolas estão retornando às atividades presenciais depois de uma longa interrupção por causa da pandemia de COVID-19. Para manter os pequenos saudáveis, a importância da vacinação infantil deve ser ressaltada e tratada como prioridade, principalmente contra o novo coronavírus. Mas, afinal, qual o risco de não vacinar as crianças contra a COVID-19? Como fortalecer a saúde delas no retorno à escola? Para esclarecer essas dúvidas, convidamos a alergista e imunologista Ana Carolina da Matta para deixar os pais e responsáveis mais tranquilos. Saiba mais!

Vacina: volta às aulas exige cuidado especial com as crianças

 

De acordo com a especialista, a vacinação infantil contra a COVID-19 é importante para garantir proteção à criança, para que ela tenha menos chances de desenvolver a forma grave da doença. “Nós sabemos que, no caso da COVID-19, as crianças não foram tão afetadas. Mas, infelizmente nós tivemos crianças que morreram da doença. Por isso, não podemos deixar para depois a vacinação, porque nada é pior do que uma mãe ou um pai perder um filho, olhar para trás e se perguntar ‘por que eu não dei a vacina?’”, afirma a imunologista. De acordo com o Instituto Butantan, até 20 de janeiro, mais de 1400 crianças já tinham morrido em decorrência da doença no Brasil.
A época de volta às aulas, lembra Dra. Ana Carolina, deixa os pequenos ainda mais expostos a esse risco. “Em relação à COVID-19, a criança não vacinada, ao voltar para a escola, não terá nenhuma proteção, correndo o risco de ter um quadro mais sério da doença. Algumas têm uma propensão maior, como crianças com asma, doença renal crônica, cardiopatia ou síndrome de Down. Por isso, a recomendação é voltar para a escola vacinado, para diminuir a transmissão vertical”, explica a especialista. 

Calendário vacinal infantil em dia e boa alimentação garantem proteção

 

Além da COVID-19, outras doenças podem ser facilmente prevenidas se os pais e responsáveis seguirem à risca o calendário de vacinação infantil. Dra. Ana Carolina destaca algumas delas: “A primeira, que é a BCG, para evitar a tuberculose; para hepatite B, evita não só a doença, mas o câncer de fígado também. Outras doenças, como difteria, tétano, coqueluche, que quase não vemos mais graças à vacina. Além disso, temos uma vacina contra os hemófilos que causam uma meningite bacteriana muito grave, que quase não existe mais graças à vacina.”
A imunologista aponta que algumas coberturas vacinais podem começar no SUS e serem complementadas na rede particular de saúde: “A vacina de hepatite A é fornecida no SUS em uma dose por ano na vida. Se quiser que essa vacinação dure mais de 10 anos, você deve fazer a segunda dose em clínica particular”.
Segundo a médica, outras vacinas importantes são: 
– Meningite ACWY, para adolescentes com 11 anos;
meningite C, a partir dos 3 meses de idade;
meningite B, que é encontrada na rede particular;
vacina contra HPV, que evita o câncer de colo de útero, a partir de 9 anos para meninas e 11 anos para meninos;
– contra pneumococo, que é uma vacina importantíssima, pois evita pneumonia, sinusite, infecção de ouvido e garganta;
vacina da gripe, deve ser feita todo ano, prevenindo a forma grave dessa doença que causa mortalidade.
Outras dicas de saúde da especialista incluem seguir à risca as recomendações da vigilância epidemiológica e dos órgãos públicos de saúde. “Se na sua região tiver um aumento no número de casos, use máscara e evite aglomerações, além de adotar os cuidados gerais, como se vacinar contra a gripe e pneumonia, tratar alergias, investigar a imunidade, se alimentar bem e fazer atividade física”, finaliza Dra. Ana Carolina.

Dados do Instituto Butantan:
https://butantan.gov.br/noticias/covid-19-e-a-segunda-causa-de-morte-em-criancas–veja-o-infografico-e-entenda-a-importancia-da-vacinacao 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Cuidados de mãe! Pediatra responde dúvidas que rondam os consultórios médicos

Ser mãe é um gesto de amor e de carinho. Mas para chegar que a esse momento tão especial, surgem diversas dúvidas. Questões como “qual o momento para começar a higiene bucal?” ou “o que fazer quando o bebê não consegue dormir?” são mais comuns do que se imagina. O Especial Mães e Filhos traz informações interessantes […]

Artigos
Como preservar a imunidade dos pequenos no período de volta às aulas?

O período de volta às aulas é sempre preocupante para os pais de crianças, pois o contato com os coleguinhas se apresenta como um obstáculo à imunidade dos pequenos. É bastante comum os alunos apresentarem quadros infecciosos no retorno às aulas, principalmente virais, o que exige dos pais muita atenção e cuidados.   Rotina de hábitos […]

Artigos
Quais os erros mais comuns que os pais cometem com relação à imunidade de suas crianças?

A imunidade infantil é frágil, pois é nos primeiros anos de vida que ocorre a maturação do sistema imune. Os hábitos de vida dos pequenos ao longo desses primeiros anos influenciam diretamente esse desenvolvimento. Portanto, é fundamental que os pais se instruam bastante para oferecer aos seus filhos os cuidados mais adequados de acordo com […]

Converse com um dos nossos atendentes