AchèAchè
    search
    Título

    Uma pessoa com herpes desenvolve as feridas sempre no mesmo lugar?

    Herpes
    Sintomas

    Por Dra. Cinthya Basaglia

    24 de janeiro de 2020

    Uma ferida dolorosa, às vezes ardente, com aparência semelhante a uma espinha: você pode estar manifestando o herpes, infecção viral comum em cerca de 90% da população. Quando as crises ocorrem, o local em que as feridas aparecem pode ser uma surpresa. É possível que elas se manifestem em áreas diferentes do corpo? Para esclarecer o assunto, conversamos com a dermatologista clínica Cinthya Basaglia. 

    Crises são desencadeadas em locais específicos


    Segundo a dermatologista, é difícil que o local de manifestação mude com o passar do tempo: “
    Geralmente, a pessoa desenvolve herpes em um local específico do corpo e sempre a manifestação será nesse mesmo local”. O vírus costuma provocar sintomas em volta dos lábios, no caso do herpes tipo 1 (HSV-1), e ao redor das genitálias, com o herpes tipo 2 (HSV-2). 

    Como as feridas do herpes podem ser confundidas com outros tipos de lesões, é preciso saber identificá-las para saber se aquele é o local de manifestação da infecção. “Os sintomas começam com uma sensação de ardência, pinicação e coceira, que significam que o vírus está se replicando e caminhando pelo nervo. Algumas horas ou dias depois, surgem vesículas sobre uma base eritematosa”, afirma a médica. 

    Saiba como é feita a prevenção do herpes


    O herpes é uma infecção muito comum,
    mas ainda há muitos mitos ao seu redor, especialmente no que diz respeito à transmissão. A prevenção, tanto do herpes labial quanto do herpes genital, é feita evitando o contato direto com as lesões e não compartilhando objetos de uso pessoal e íntimo, como toalhas, escova de dentes e roupas íntimas. O herpes genital também é uma infecção sexualmente transmissível, e por isso, o uso da camisinha é imprescindível.

    Para quem já tem o vírus, a prevenção das crises precisa de uma atenção especial. Inúmeros fatores podem influenciar o reaparecimento dos sintomas, como o excesso de sol, a baixa imunidade, períodos menstruais e até mesmo a febre. Fatores climáticos também podem afetar a manifestação do vírus. O tratamento pode ser feito, entre outros, com lisina, um aminoácido que ajuda no combate ao vírus

    Tags
    herpes
    herpes genital
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes