Asma e bronquite muitas vezes são confundidas por parecerem bastante, mas na verdade são quadros distintos. Inclusive, um paciente com asma pode apresentar bronquite ao mesmo tempo. O principal causador da bronquite é o tabagismo, então se um paciente com asma possui esse hábito, por exemplo, pode acabar sofrendo com os dois problemas.
“Se o asmático for fumante, ele pode desenvolver as duas doenças, o que é mais grave. A associação da asma com a bronquite (DPOC) leva a mais sintomas, mais perda da função pulmonar, mais crises e maior chance de mortalidade”, informa o pneumologista Mauro Gomes.
As diferenças entre asma e bronquite
Os sintomas de asma e bronquite são praticamente os mesmos e suas definições contam com uma sutil diferença: a asma é uma inflamação das vias aéreas inferiores (compreendendo desde a traqueia até os brônquios), enquanto a bronquite representa uma inflamação especificamente nos brônquios.
Outra diferença entre asma e bronquite está na manifestação e duração dos sintomas e crises. Na asma, as crises são passageiras, surgem e logo desaparecem. Apenas nos casos de asma grave os sintomas serão contínuos. No caso da bronquite, os sintomas sempre persistem por mais tempo (mais de três meses no ano).
Parar de fumar previne asma e bronquite
Como os sintomas dos quadros são praticamente os mesmos, algumas medidas de tratamento que são específicas para o controle dos sintomas poderão ser parecidos. Cessar o tabagismo é uma prevenção que também funciona nos dois casos. “No caso do paciente que tem asma e bronquite, devem ser realizados os tratamentos para as duas condições, o que aumenta o número de medicamentos utilizados e o custo do tratamento”, afirma Mauro.
Foto: Shutterstock