AchèAchè
search
Título

Ultrassom Doppler venoso: exame diagnostica o funcionamento das veias

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Como está a sua circulação sanguínea? Está funcionando direitinho e de forma saudável? Uma das maneiras de você dar respostas certeiras para essas perguntas é realizando um exame ultrassom Doppler venoso. Mas você conhece esse método muito utilizado pelos médicos?

O que é o Doppler venoso?


O ultrassom Doppler venoso, também conhecido como Eco Doppler venoso colorido ou dúplex scan, é um exame de imagem não invasivo e não necessita de aplicação de contraste. Sua execução, apesar de ter um custo elevado, também pode ser realizada quantas vezes o médico achar necessário para a investigação da saúde das veias.

“Nós observamos os vasos por dentro com o sangue se movendo, sem corte e sem dor. Vemos o sentido do fluxo, ou seja, se ele está indo para o local certo ou não, o volume do fluxo e seu tipo, se é contínuo, oscila com a respiração, é laminar ou turbilhonar, etc. É ideal para o estudo das patologias venosas”, explica a angiologista Carmen Porto.
Ainda segundo a médica, não há uma preparação especial para fazer o Doppler, salvo em casos de exames das veias abdominais (veias ilíacas e veia cava inferior). O paciente precisa passar por uma dieta desde o dia anterior pobre em carboidratos e gordura e fazer uso de antifiséticos por via oral. O jejum no dia do exame deve ser de quatro horas, podendo ingerir água e os medicamentos usualmente utilizados.

Exame investiga doenças como varizes e trombose


Além de monitorar a circulação, o Doppler costuma ser indicado para pesquisa de desordem venosa aguda, que é o caso da trombose, e para investigação de desordem venosa crônica, que inclui um espectro de doenças venosas que vai desde varizes (acima de 3mm de diâmetro) à úlcera venosa. “Também pode ser feito um estudo de malformações para saber se há atresia/agenesia do sistema venoso profundo e para o diagnóstico diferencial de edemas”, complementa Dr. Carmen.

O exame deve ser feito obrigatoriamente por médicos. Os mais indicados são angiologistas e cirurgiões vasculares, pois têm a visão clínica da patologia e fornecem informações mais adequadas. No entanto, outros médicos especialistas, se treinados e igualmente capazes, podem conduzir um paciente, como cardiologistas e radiologistas.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes