AchèAchè
search
Título

TOC infantil: como identificar os sinais em crianças?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O TOC, transtorno obsessivo-compulsivo, é uma doença caracterizada por pensamentos obsessivos que atrapalham a rotina e que são aliviados por meio das compulsões, comportamentos e rituais repetitivos. A doença é vista com mais frequência entre os adultos, mas também afeta as crianças. Por isso, é importante que pais e responsáveis saibam como identificar os principais sinais do transtorno.

Nas crianças com TOC, é mais fácil perceber as compulsões


“A idade média de início do TOC é 19 anos. Entretanto, o quadro pode ter início na infância, sendo que, em 25% dos pacientes, tem início antes dos 14 anos”, afirma a psiquiatra Érika Mendonça de Morais. Nos casos precoces, são os meninos que têm o maior risco de desenvolver a doença, respondendo por 50% a 75% dos casos.

A atenção dos pais, professores e responsáveis é fundamental para diferenciar os sintomas do TOC de manias comuns na infância e na adolescência. “Na infância, as compulsões, comportamentos feitos para aliviar as obsessões, são mais facilmente diagnosticadas, pois as crianças nem sempre conseguem falar sobre as obsessões”, explica a profissional.

Crianças têm obsessões ligadas à perda de familiares


O TOC, ao contrário das manias,
causa sofrimento à criança, atrapalhando sua rotina, seja em casa ou na escola, e prejudicando toda a dinâmica da família. Um exemplo comum é a criança que não aceita usar a borracha para apagar um erro no caderno e acaba rasgando toda a folha. Há casos também de rituais realizados na hora de fazer o dever de casa.
Quanto ao conteúdo das obsessões e das compulsões, a especialista diz que é possível observar diferenças relacionadas aos estágios do desenvolvimento do indivíduo. As crianças, por exemplo, têm mais pensamentos obsessivos ligados a acidentes ou à perda de pessoas próximas. Elas se preocupam exageradamente com os pais, sem que haja motivo.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes