AchèAchè
search
Título

Quais são as obsessões mais comuns identificadas em pacientes com TOC?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O TOC é um transtorno psiquiátrico que se caracteriza pela manifestação de obsessões e compulsões. As compulsões são mais perceptíveis porque são formas de comportamento que se assemelham a rituais, como lavar as mãos ou procurar uma chave no bolso mais de 20 vezes.

O que são obsessões

As obsessões vêm antes. São elas que desencadeiam as compulsões: tratam-se de ideias e imagens que invadem a mente de uma pessoa com TOC de maneira involuntária e incontrolável. Esses pensamentos geram desconforto e angústia, fazendo o indivíduo buscar nas compulsões uma maneira de aliviar o estresse e a ansiedade.

Segundo o psiquiatra Eduardo Aratangy, as obsessões mais identificadas em pacientes com o transtorno são ligadas a contaminação, limpeza, checagem, insegurança e controle. Ele afirma, entretanto, que há muitas outras: “Existem infinitas possibilidades, já que o que caracteriza as obsessões não é o assunto, mas a estrutura e a forma como o pensamento se interpõe à mente”.

Difícil percepção e graves danos

Por não serem manifestadas fisicamente, as obsessões se tornam mais difíceis de serem percebidas por familiares e por um especialista. Para que um psiquiatra possa identificá-las, é preciso que o paciente consiga percebê-las e fazer um relato. As compulsões, porém, podem servir como pistas. “Alguém que tenha obsessões com contaminação e doenças acaba tendo comportamentos repetitivos, como lavar as mãos insistentemente para se sentir limpo ou descontaminado”, explica Aratangy.

As obsessões causam sérios problemas à mente de uma pessoa com TOC e, segundo o psiquiatra, se assemelham aos danos provocados pela esquizofrenia. “Retração social, horas gastas nas compulsões, impossibilidade de desviar os pensamentos, dificuldades no trabalho e estudo são claros exemplos de prejuízo ligados ao transtorno”, explica o médico. No entanto, a combinação entre o uso de medicamentos e psicoterapias têm oferecido bons resultados aos pacientes.

 

Dr.Eduardo Wagner Aratangy é psiquiatra, formado pela USP e atua em São Paulo. CRM-SP: 116020

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Dieta no Natal: como aproveitar a ceia, comer bem e não ganhar peso

Ceia de Natal, guloseimas na mesa e muitas tentações para lidar ao mesmo tempo. Um verdadeiro sofrimento para quem quer emagrecer, certo? Com certeza! Mas qual é a melhor maneira de aproveitar as comidas gostosas com moderação? A nutricionista Eliana Rezende vai te ajudar nas suas principais dúvidas. Você não precisa ficar com medo das […]

Artigos
Aderindo ao tratamento: saiba quais são os primeiros passos no tratamento da hipertensão

Depois de receber a confirmação médica do diagnóstico da hipertensão, você deve logo iniciar o tratamento. Quanto mais cedo controlar a pressão alta, menores serão as chances de ter complicações da doença. De acordo com o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho, tanto tomar as medicações prescritas por um profissional quanto adotar medidas não medicamentosas são […]

Artigos
O que diferencia um protetor solar para peles oleosas dos comuns?

O uso diário de protetor solar é uma das principais recomendações em uma rotina de skincare. Além da sua função principal de bloquear o efeito nocivo dos raios ultravioleta, o produto pode oferecer outros benefícios à pele. Existem hoje opções versáteis/multifuncionais disponíveis no mercado, com versões para os mais variados tipos de pele (oleosa, mista, […]

Converse com um dos nossos atendentes