AchèAchè
    search
    Título

    Sopro no coração: entenda o que é e como tratar o problema

    Uncategorized

    Por

    O sopro no coração, segundo o cardiologista Guilherme Utsumi, é o som causado pela movimentação do sangue dentro do coração. Em parte dos casos, esse ruído não indica uma doença cardíaca e nem precisa de tratamento. Mas, há outros em que é necessário acompanhamento médico. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo nossa matéria!

    Quando o sopro cardíaco precisa de tratamento?

    De acordo com o especialista, o sopro no coração é causado principalmente por alterações nas válvulas cardíacas, como estreitamento ou algum defeito encontrado nas válvulas, além de problemas nas câmaras que compõem o coração e de alterações no fluxo sanguíneo causadas, por exemplo, pela febre e por anemia. 

    O médico afirma ainda que a maioria dos casos não é grave. Nos bebês, o sopro cardíaco pode aparecer por falta de desenvolvimento do coração e sumir com o passar do tempo. Já em adultos, o ruído pode surgir após a prática de exercícios físicos. 

    Outros casos, no entanto, podem precisar de medidas prescritas por um especialista. “A maioria dos casos não precisa de tratamento, apenas o acompanhamento periódico com o cardiologista. Porém, alguns casos, principalmente quando se apresenta sintomas, podem ser tratados com remédios e cirurgia”, informa Dr. Utsumi. Falta de ar, tontura, boca e dedos roxos ou azulados, fraqueza e dor no peito estão entre os sintomas mais comuns. 

    É possível evitar o sopro no coração?

    Como a maioria dos casos é consequência de alterações nas estruturas físicas do coração, não é possível prevenir o sopro cardíaco. Por outro lado, com o diagnóstico em mãos, ainda mais quando feito precocemente, é possível evitar que o problema evolua. “A principal maneira é realizar acompanhamento periódico com o cardiologista e manter hábitos saudáveis, como atividade física regular, alimentação saudável e adequada, e não fumar”, conclui o médico. 

     

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes