A ocorrência de uma lesão óssea ou articular pode atrapalhar a rotina de qualquer pessoa, sem falar na necessidade de tratamento e nos sintomas que podem surgir, como a dor e o inchaço da área afetada. Uma das maneiras de evitar as lesões é trabalhar os músculos por meio da prática de exercícios físicos.
Atividades com halteres ajudam a prevenir lesões articulares
O sistema músculo-esquelético é o responsável por sustentar o corpo e cada grupo muscular é “encarregado” por uma articulação ou segmento do corpo. “As lesões aparecem quando impactos de forte intensidade ou repetitivos incidem sobre determinada região que não está com o sistema músculo-tendíneo resistente ou preparado para suportar tal impacto”, afirma João Felipe Franca, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte.
Há uma grande variedade de atividades físicas que ajudam a aumentar a resistência dos músculos: “Todo e qualquer exercício que exerça sobrecarga muscular. Vale desde o peso do corpo, se for compatível com o indivíduo, até halteres, elásticos, anilhas e máquinas de musculação”. Ao iniciar a prática, é necessário contar sempre com a ajuda de um profissional de Educação Física.
Exercícios de resistência devem ser acompanhados por um especialista
O auxílio de um especialista é importante também para direcionar o praticante a um tipo específico de exercício de resistência, com o objetivo de prevenir um determinado tipo de lesão. Isso vale especialmente para quem utiliza uma região do corpo em excesso, como o tornozelo ou o joelho, seja no trabalho ou durante um momento de lazer.
Foto: Shutterstock