AchèAchè
search
Título

Por que as varizes são mais comuns nas pernas?

Uncategorized

3 de novembro de 2023

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), uma das maneiras mais eficazes tratar as varizes e impedir a piora dos seus sintomas é manter uma rotina de exercícios físicos. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus e às atuais medidas de distanciamento social, as academias estão fechadas e muitas pessoas estão deixando as atividades físicas de lado. Mas, isso não deve ser motivo para parar! Confira alguns exercícios que podem ser feitos para ajudar no tratamento das varizes mesmo sem sair de casa.

Praticar exercícios físicos melhora a circulação do sangue


“Durante a quarentena,
podem ser feitas caminhadas, desde que obedecendo o afastamento das pessoas, pular corda, usar bicicletas ergométricas (para quem tem a possibilidade em casa) e agachamentos, que podem ser feitos com o peso do próprio corpo. O importante é fazer o que o seu corpo permite e com a orientação de um profissional. Se você já pratica exercícios, mantenha-os na medida do possível, com adaptações por estarmos em casa. Para as pessoas sedentárias, a recomendação é começar com calma”, orienta a angiologista Aline Gaio.
As veias se tornam varicosas, dilatadas e tortuosas, quando há algum problema na circulação sanguínea. Manter o corpo em uma mesma posição por longos períodos de tempo e ter hábitos sedentários são algumas das principais causas de piora da doença. Por isso, é fundamental se manter ativo mesmo durante a quarentena. “O exercício físico auxilia no retorno venoso, ou seja, na volta do sangue dos pés e braços para o coração. Então, qualquer tipo de prática, desde que não tenha peso em excesso, é benéfica”, explica a especialista.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Como evitar as complicações das varizes durante a quarentena?


Como as varizes podem gerar
sérias complicações, como rompimentos por causa de traumas, é recomendado prestar atenção em qualquer sinal de piora no quadro e, se necessário, procurar a ajuda de um especialista. “É importante que, em casos de inchaço nas pernas, sensação de pés ou pernas geladas, mudança na coloração dos pés e avermelhamento da perna, o paciente procure um angiologista o mais breve possível, pois são sinais graves, não devendo esperar o término da quarentena para averiguar”, alerta a médica.
A melhor forma de prevenir as complicações das varizes é evitar os fatores de risco. Além de fazer exercícios físicos, a SBACV recomenda que as pessoas com varizes parem de fumar, evitem ganhar peso, procurem orientação quanto ao uso de medicamentos anticoncepcionais e mantenham uma alimentação saudável e rica em fibras.

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Artigos
Como garantir um boa noite de sono em tempos de quarentena

Nos últimos anos, a atenção aos cuidados com a saúde mental tem aumentado na população em geral, sobretudo no Brasil. Os transtornos de ansiedade e de depressão são as Patologias psíquicas muito comuns no nosso país acometendo juntas cerca de 31 milhões de pessoas. Esses transtornos, bem como insônia- condição também muito comum-, podem se […]

Converse com um dos nossos atendentes