O reumatismo – nome popular para as doenças reumáticas – afeta os ossos, as articulações, os músculos e tecidos conjuntivos e pode causar dor, inflamação e rigidez nas articulações, assim como problemas com a mobilidade. Muitas pessoas com doenças reumáticas relatam que seus sintomas pioram durante o inverno ou em climas frios.
Mas é verdade que o frio piora o reumatismo ou isso é só uma coincidência? A reumatologista Anna Maura Fernandes conversou com o Cuidados Pela Vida para responder essa dúvida. Confira!
O que é reumatismo? Entenda as doenças reumáticas!
A médica Anna Maura Fernandes explica que o reumatismo se trata de um conjunto de doenças que afetam o aparelho locomotor e que são mais comuns em pessoas mais velhas. “O reumatismo é um termo que abrange mais de 100 tipos de doenças que podem afetar tendões, músculos e articulações, mas que também podem comprometer órgãos e estruturas vitais, como rins, coração, pulmões, olhos e pele. Essas doenças, se não tratadas adequadamente, podem levar a limitações, deformidades e sérias complicações que impactam a qualidade de vida do paciente”, conta a especialista.
Quais são as principais doenças reumáticas e as causas do problema?
Embora as causas exatas dessas condições ainda não estejam totalmente esclarecidas, acredita-se que a genética, a idade e os fatores ambientais possam desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento. Há também exemplos de condições que são provocadas por infecções virais ou bacterianas e por problemas metabólicos. “As doenças reumáticas mais comuns são a osteoartrite (também conhecida como artrose), fibromialgia, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide, além de outras patologias que acometem a coluna vertebral”, lista a médica.
Reumatismo: sintomas variam de acordo com a doença específica
Os sintomas de reumatismo não são sempre os mesmos. Na verdade, eles mudam acordo com a doença reumática que o paciente tem, mas alguns são mais frequentes e estão presentes em várias das condições, como:
- dor nas articulações;
- sensação de calor na articulação;
- vermelhidão;
- rigidez articular;
- perda de força nos músculos;
- forte cansaço.
É verdade que o reumatismo pode piorar no frio?
Embora muitas pessoas sintam que a doença piora no inverno, não há nenhuma evidência científica de que os sintomas do reumatismo realmente se agrava nesta época do ano. Porém, há uma forte relação com a mudança de hábitos no inverno e pelo fato das articulações ficarem mais contraídas. No frio, as pessoas ficam mais encolhidas, o que faz com que as articulações também fiquem mais contraídas. Além disso, os pacientes costumam mudar hábitos e rotinas que são importantes para o controle das doenças reumáticas”, afirma a médica. O abandono da prática regular de atividades físicas durante o inverno é um exemplo citado por Anna Maura. “A união desses dois fatores resulta em quadros de dor mais presentes”, completa a reumatologista.
Dicas para ter mais conforto com a chegada do outono e do inverno?
Existem algumas dicas para amenizar o desconforto causado pelos sintomas do reumatismo durante a época de clima frio:
- Acompanhamento médico periódico;
- adoção de medidas preventivas;
- adesão adequada aos tratamentos propostos;
- tenha uma rotina de exercícios físicos, pois ajuda a fortalecer os músculos;
- controle o peso corporal.
“Se a dor persistir apesar dos esforços, é importante consultar o médico reumatologista para uma nova avaliação”, recomenda a profissional.