search
    Título

    Quais são os principais sintomas de um reumatismo?

    Uncategorized

    Por

    Reumatismo é um termo utilizado para falar de diversas doenças que provocam sintomas nos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações do corpo, geralmente em idosos e pessoas na meia-idade, segundo informações do Ministério da Saúde. Porém, por ser tão impreciso e se referir a mais de 100 problemas de saúde, o termo está cada vez mais em desuso. 
    No entanto, não são apenas os ossos e as articulações que são afetadas. Todo o corpo pode ser atingido, o que inclui o cérebro, os rins e o coração. Entre os problemas mais comuns estão a artrose e a artrite reumatoide. Vale destacar também a gota, o lúpus, a febre reumática e a fibromialgia

    Dor é o principal sintoma do reumatismo


    Os sintomas do reumatismo podem atrapalhar o paciente durante o trabalho, na prática de exercícios físicos e em outras atividades rotineiras, como arrumar a casa. “Além da dor, é possível apresentar inchaço das articulações, endurecimento da articulação no período da manhã e sintomas gerais, como febre, perda de peso e cansaço”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim.

    Durante uma consulta, é preciso que o especialista avalie a causa da dor para oferecer o tratamento mais adequado, já que a dor presente no reumatismo também é sintoma de outros problemas articulares e ósseos. Nas doenças reumáticas, as dores não têm origem traumática, ou seja, não são resultado de batidas ou acidentes, nem de esforço repetitivo.

    Anti-inflamatórios e fisioterapia fazem parte do tratamento do reumatismo


    “A dor pode ser minimizada com base em um tratamento multidisciplinar que engloba a educação do paciente com relação à doença, tratamentos de reabilitação, como fisioterapia e RPG, e tratamentos não medicamentosos para controle de dor, como acupuntura”, destaca a reumatologista.

    Medicações específicas para os sintomas, como anti-inflamatórios, também podem ser prescritas, de acordo com o caso. Caso não sejam diagnosticadas e tratadas adequadamente, as doenças reumáticas podem gerar complicações, especialmente nos pacientes com quadros mais graves, comprometendo órgãos importantes e oferecendo risco de morte, como as vasculites e o lúpus eritematoso.
    Foto: Shutterstock

     

    Dados do Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/doencas_reumaticas.pdf

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes