Segundo o ortopedista Roberto Ranzini, a gota é uma inflamação aguda da articulação ou do tendão causado pela cristalização do ácido úrico em excesso no organismo. Entre os principais sintomas da gota, está a dor intensa, que atinge as articulações de forma abrupta, acompanhada de um aumento da temperatura no local e vermelhidão.
A seguir, abordaremos de forma mais detalhada a manifestação da doença, suas causas e também o tratamento da gota.
Causas da gota e sintomas de ácido úrico alto
Como mencionado anteriormente, a formação de cristais a partir do acúmulo de ácido úrico é o que causa gota. Aliás, o sintoma de ácido úrico alto é uma dor tão intensa que impede a movimentação do corpo e causa até mesmo incômodo ao tocar a região afetada. Embora seja uma condição limitante, tem tratamento e é possível se prevenir da doença.
A doença de gota costuma atingir as articulações dos pés, mãos, joelhos, pulsos e tornozelos. Níveis elevados de ácido úrico no sangue podem ser causados por um aumento na produção da substância ou por problemas na sua excreção adequada pelos rins. Nesse sentido, o uso de medicamentos diuréticos e do ácido acetilsalicílico pode influenciar, diminuindo a quantidade de ácido úrico eliminada.
Tratamento da gota inclui remédio de uso contínuo e cuidados com alimentação
Na primeira crise de gota, os sintomas da doença podem persistir por até dez dias, mas costumam ser mais intensos no primeiro dia. Em muitos casos, eles desaparecem e retornam meses ou até anos depois, caso o paciente não realize o tratamento adequado. A saber, a doença de gota pode se tornar crônica, gerando dor e inchaço até mesmo em mais de uma articulação, com crises frequentes.
Para aliviar a dor e eliminar outros sintomas da gota, é importante procurar tratamento médico. Como orienta o Dr. Roberto Ranzini, “para controlar a crise é necessária uma medicação específica. Já para controlar os níveis de ácido úrico é importante ter uma dieta adequada, além de medicação de uso contínuo”. Entre os remédios para gota, estão os anti-inflamatórios e corticoides, mas é possível aplicar injeções de esteroides diretamente na articulação, por isso, é importante conversar com seu médico para que ele aponte a melhor opção de tratamento.