search
Título

Reforçar a imunidade pode ajudar a reduzir problemas como garganta inflamada?

Saúde Infantil

Por

A inflamação na garganta é algo que se relaciona diretamente com a imunidade baixa, pois é, muitas vezes, causada pela ação de vírus e bactérias. Estes agentes invadem o organismo com mais facilidade quando as defesas do corpo estão fragilizadas, provocando, assim, doenças que cursam com sintomas diversos, incluindo a garganta inflamada.

 

Crianças sofrem mais com problemas decorrentes de imunidade baixa

 

No caso das crianças, que ainda possuem o sistema imunológico imaturo, ou seja, em desenvolvimento, a ocorrência de infecções que podem provocar inflamação na garganta costuma ser mais frequente. Por isso, o reforço da imunidade dos pequenos deve ser incentivado pelos pais e levado bastante a sério.
O fato das crianças conviverem com diversos coleguinhas na creche e na escola também influencia a ocorrência de infecções, já que a  aglomeração de pessoas é um fator relevante nesse contexto. Locais como esses são, portanto, propícios para o contágio, o que muitas vezes resulta em infecções respiratórias, como gripes, resfriados, amigdalite, entre outras.

 

Formas de aumentar a imunidade das crianças

 

O reforço da imunidade dos pequenos se baseia na adoção de hábitos de vida saudáveis desde cedo. “Para termos uma boa imunidade, devemos ter uma boa alimentação, qualidade de sono e evitar o estresse. Quando esses fatores são alterados, podem determinar o aparecimento de infecções, incluindo as que resultam em uma garganta inflamada”, informa a imunologista Cristina Abud.
Em caso de garganta inflamada, além de elevar a imunidade, é importante, primeiramente, o repouso e o afastamento da escola ou creche para que o tratamento ocorre sem empecilhos. Também é recomendado buscar amenizar o desconforto local gerado com medidas caseiras (ex: gargarejo com água e sal, tomar chá de limão com mel e gengibre). Caso a infecção persista, deve-se consultar um especialista para que ele avalie o uso de medicamentos imunomoduladores e aponte o mais adequado.  

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes