O diabetes é uma doença metabólica que afeta a produção de insulina e causa o aumento da quantidade de açúcar no sangue, taxa que recebe o nome de índice glicêmico. O objetivo do tratamento do diabetes é o controle da glicose no sangue, por meio de cuidados com a alimentação, por exemplo, evitando alimentos com grandes quantidades de açúcar. A banana é um desses alimentos com alto teor de açúcar. Será que os pacientes com diabetes podem comer banana? Confira!
Diabético pode comer banana?
O diabético deve ter em mente que não é preciso cortar nenhum tipo de comida, mas as refeições devem ser balanceadas e repletas de alimentos saudáveis em quantidades adequadas, sem exagero. As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana, como afirma o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior.
“Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista. No entanto, as frutas são alimentos ricos em açúcar e merecem atenção, já que podem alterar a taxa de glicemia no sangue.
Para escolher a banana ideal opte pela: bananas – maçã já que possuem menor quantidade de carboidrato em detrimento das demais e são ótimas fontes de fibra ou as bananas com casca amarela, no estágio maduro, tem baixo índice glicêmico (52), sendo ideal para o consumo. São ótimas fontes de vitamina B6 e C, potássio, cobre, magnésio e manganês.
Comer frutas com moderação
A moderação é a chave de tudo. “O diabético deve preferir o consumo de frutas naturais e evitar os sucos concentrados. É recomendado o consumo de até quatro porções de frutas por dia ou conforme as orientações recebidas”, explica o médico. Algumas delas são mais indicadas para pacientes com diabetes, como a maçã, o abacate, o limão e o coco.
De acordo com o Manual de Contagem de Carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes, elaborado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, um abacate tem 3g de carboidratos a cada pedaço de 45g, além de aumentar a taxa do bom colesterol. Um copo de 240ml de água de coco tem 11g de carboidratos, enquanto 15g de limão contém apenas 1g de carboidrato e 130g de maçã, apenas 20g.