AchèAchè
    search
    Título

    Quem tem asma pode desenvolver pneumonia com mais facilidade?

    Asma e Bronquite

    Por

    A asma, segundo o Ministério da Saúde, é uma das doenças respiratórias mais comuns. Pacientes com asma têm a saúde dos pulmões e do sistema respiratório mais debilitada por causa das alterações que a doença provoca. Mas será que isso é suficiente para favorecer o surgimento de outras doenças, como a pneumonia?

    De acordo com o pneumologista Paulo Faleiros, essa relação de facilitação entre as duas doenças respiratórias não existe: ou seja, a asma não ajuda no desenvolvimento da pneumonia. “O que pode acontecer é haver uma piora dos sintomas da asma quando se pega pneumonia”, informa o especialista. 

    Confira as principais complicações da asma


    Nestes casos, é fundamental procurar ajuda médica o quanto antes. “A asma é uma doença que pode levar à morte se não for adequadamente tratada. Ela leva a um aumento das células inflamatórias nos pulmões, causando
    estreitamento dos brônquios e dificultando a passagem de ar”, alerta Dr. Faleiros. 

    Nos quadros graves de asma, o paciente sente muita falta de ar, dores intensas no peito e apresenta tosse frequente. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, insônia, capacidade reduzida para fazer exercícios físicos e danos permanentes nos pulmões são outras complicações da doença. 

    Como funciona o tratamento da asma e da pneumonia?


    O tratamento da asma envolve dois tipos de abordagens. Uma é a medicamentosa, que utiliza remédios broncodilatadores e corticosteroides para evitar as crises da doença e controlar os sintomas. A outra abordagem envolve a
    adoção de hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos e manter a casa livre de poeira, fungos, ácaros e mofo. 

    Já o tratamento da pneumonia, na maioria das vezes, é feito com antibióticos, já que boa parte dos casos da doença é causada por bactérias. Quando um vírus é o organismo responsável, são utilizados apenas analgésicos e antitérmicos para atuar nos sintomas, enquanto nos casos causados por fungos, são usadas medicações específicas. 

     

    Dados do Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/asma

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes