AchèAchè
    search
    Título

    Qual é o principal objetivo do tratamento para DPOC?

    Uncategorized

    Por

    A doença pulmonar obstrutiva crônica, também chamada de DPOC, engloba um grupo de condições que prejudicam o aparelho respiratório. Entre elas, se destacam as mais comuns: a bronquite crônica e o enfisema pulmonar, que geram falta de ar, tosse e chiado no peito. Descubra qual é o objetivo do tratamento para DPOC e quais são as abordagens indicadas. 

    Diminuir falta de ar é objetivo do tratamento para DPOC


    “O tratamento para DPOC visa reduzir os sintomas, principalmente a falta de ar, e visa também melhorar a qualidade de vida do paciente, levando um paciente que não consegue
    fazer atividade física a passear e a ir na padaria, por exemplo”, afirma o pneumologista José Roberto Megda Filho. 

    Outro objetivo do tratamento é diminuir o risco das crises, chamadas pelos médicos de exacerbação e que aumentam a gravidade do quadro. “A gente sabe que, quando o paciente tem muitas crises, aumenta-se o risco de morte. Consequentemente, um dos objetivos principais é reduzir o risco de morte”, completa o especialista. 

    Como funciona o tratamento da doença?


    O controle da DPOC é feito com o uso de medicamentos, mas a medida mais importante é parar de fumar, já que
    o cigarro é apontado como a principal causa da doença. Dr. Megda Filho recomenda também fazer exercícios físicos, tomar as vacinas da gripe e da pneumonia e, em alguns casos, fazer reabilitação pulmonar, um programa feito por fisioterapeutas que visa melhorar a capacidade respiratória do paciente. 

    Para começar a sentir os efeitos do tratamento para DPOC, não é preciso esperar muito tempo. “Logo nos cinco primeiros dias nós já vemos a melhora dos sintomas e da qualidade de vida. O paciente já apresenta uma melhor broncodilatação e, consequentemente, sua falta de ar melhora muito”, explica o pneumologista. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes