AchèAchè
search
Título

Quais são as principais complicações que podem acontecer em pacientes com DPOC?

Asma e Bronquite
Sintomas

19 de outubro de 2023

A osteoartrite é uma doença que consiste em uma deterioração da cartilagem presente nas articulações. Esse tecido, além de proteger os ossos, é fundamental para a movimentação do corpo. Entre as articulações mais atingidas por essa condição estão as da coluna, , mãos e as coxofemorais. Segundo a reumatologista Licia Mota, no caso de osteoartrite nos joelhos, a doença pode afetar a saúde dos tendões. 
“O processo degenerativo acontece na cartilagem, que fica em contato com o osso, mas temos que lembrar que a articulação funciona como um todo. Nós temos ali a articulação, o osso, a cartilagem, os ligamentos, os músculos, os tendões, e, nos joelhos, os meniscos. Tudo isso participa de uma unidade, então se uma estrutura está comprometida, as outras podem ser sobrecarregadas”, explica a médica.

Atividades físicas leves melhoram os sintomas


As articulações do joelho além de serem implicadas no movimento, sustentam o peso do corpo, e casos em que há um enfraquecimento muscular podem agravar ainda mais o quadro.
Exercícios físicos como natação, bicicleta e musculação, feitos com baixa intensidade, podem aliviar as dores, devido ao fortalecimento de músculos que ajudam o equilíbrio do corpo.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Trabalho e sobrepeso podem prejudicar a saúde dos tendões


Vale lembrar que os exercícios devem ser feitos com
acompanhamento médico. Assim, o paciente reduz os riscos de intensificar o quadro fazendo atividades de forma irregular. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), também deve se atentar para profissões que envolvam a flexão contínua da articulação, como os trabalhadores de fundição, mineradores, agricultores, entre outros.
O sobrepeso, especialmente na osteoartrite dos joelhos, é um dos fatores que podem atrapalhar a melhora nos sintomas da doença, já que a obesidade é um desencadeante e, ao mesmo tempo, agravante do quadro. Nesses casos, dietas podem ser associadas à prática de atividades físicas para auxiliar no tratamento.

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes